Eram 18h39 em Filadélfia (23h39 em Portugal continental), quando milhares de pessoas reunidas na Convenção Democrata celebraram a nomeação da primeira mulher para uma corrida presidencial nos Estados Unidos da América. A candidata já tinha sido incensada pelo marido e ex-presidente, Bill Clinton. “Ela nunca desistirá de vocês. Ela nunca desistiu de mim”, disse, entre outros apontamentos marcadamente pessoais.
Mas Hillary Clinton não é a primeira a quebrar tabus. Conheça alguns dos principais marcos da história política dos EUA.
1836 – Alexander Twilight foi o primeiro afro-americano a graduar-se numa universidade norte-americana e o primeiro negro a ser eleito para um cargo político. Professor do ensino secundário e sacerdote protestante, Twilight foi eleito em 1836 para a Assembleia Geral de Vermont, um pequeno Estado de Nova Inglaterra situado entre Nova Iorque e o Canadá.
1870 – Foram necessários mais 34 anos para o primeiro negro ser eleito para a Câmara dos Representantes. Joseph Rainey nasceu escravo na Carolina do Sul, obteve a liberdade na década de 40 do século XIX, trabalhou como barbeiro e foi eleito pelo Partido Republicano. Foi reeleito três vezes e ocupou o cargo durante quase nove anos.
1879 – Romualdo Pacheco foi o primeiro hispânico a chegar ao congresso dos Estados Unidos da América. Nascido na Califórnia, estado que governou, serviu durante três mandatos, ao longo de uma carreira política com mais de 30 anos. Era originário de uma proeminente família de militares e latifundiários.
1894 – Clara Cressingham, juntamente com outras duas mulheres do Colorado, foram as primeiras a ser eleitas para um cargo político nos EUA (a assembleia do Estado). O Colorado foi o primeiro estado a conceder o direito de voto a mulheres.
1974 – Elaine Noble foi a primeira mulher assumidamente lésbica a ser eleita para uma Assembleia Estadual. Serviu durante dois mandatos.
1986 – Raymond Buckley foi o primeiro homem assumidamente gay a ser eleito para uma assembleia de Estado. Militante do Partido Democrata, Raymond serviu durante oito mandatos (entre 1986 e 2004).
2008 – Barack Obama é eleito o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América, derrotando John McCain. Foi reeleito para um segundo mandato, em 2012, tendo batido nas urnas o republicano Mitt Romney.
2016 – Hillary Clinton é a primeira mulher a ser nomeada para uma corrida presidencial no seu país.