Aos 53 anos, Yanis Varoufakis ex-professor da Universidade de Austin, no Texas (EUA), roubou o protagonismo ao novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, ao criar “um momento de moda” mantendo o “ar de ser humano”, como escreveu o jornal britânico The Guardian. A “culpa” é da parka de cabedal, das botas pretas, das camisas de cores fortes (do azul-elétrico ao roxo, passando pelos estampados), com alguns botões desapertados e sem gravata.
As mãos nos bolsos, o andar gingão, o sorriso charmoso e sobrolho franzido criaram um buzz mundial em torno desta imagem de mudança de um político.
POSTURA DE AUTENTICIDADE
“Varoufakis tem uma atitude mais humilde e menos pretensiosa de se impor através do vestuário. A vitória e mudança de rumo político passa por esta atitude. Mais do que uma postura irreverente é de autenticidade. Ele foi a Downing Street como se fosse ao café, com o ar de pessoa comum.”
Nuno Gama, estilista
UM HOMEM TODO-O-TERRENO
“O estilo antiexecutivo é uma mistura de conforto e todo-o-terreno. Não é um homem de papéis, de estar sentado num escritório, mas sim de visitar os locais, desde as ruas às indústrias ou ao campo, ver o que acontece no seu país.”
Filipe Faísca, estilista
NADA A ESCONDER
“Transmite ter uma personalidade forte com convicções muito próprias. Em termos da maneira como se veste, gosto de algumas imagens em que utiliza fato escuro, blusões de cabedal e parkas com camisas lisas, especialmente as escuras e as brancas. Parece cuidar da aparência, optando por não esconder a calvície e usar a cabeça rapada ou com cabelo muito curto e ter um porte magro e atlético.”
Ana Salazar, estilista
UM ‘DANDY’ ATENTO
“O novo governo grego passa a mensagem de que ‘somos diferentes’ e ‘não somos conservadores’, o que não é alheio ao facto de Varoufakis ter frequentado o meio académico, habitualmente, informal. É um dandy que passa a mensagem de que não se preocupa com o que veste, mas apesar de rejeitar o fato de alfaiate não despreza as peças de bom corte. De todos os membros do executivo, é o que faz as escolhas mais ousadas. Como está à procura de uma alternativa para a crise financeira e humanitária na Grécia associa-se à liberdade. Andar com a fralda da camisa de fora é abdicar do espartilho masculino que a gravata da troika representa.”
Paulo Morais-Alexandre, professor de História do Vestuário na Escola Superior de Teatro e Cinema
O GUERREIRO URBANO
“Na Europa, as pessoas já têm esta imagem. Varoufakis põe-se na pele de um guerreiro urbano. É uma pessoa como nós que zela pelos interesses de um povo.
Adotou uma imagem muito terra a terra, um casual sofisticado, um estilo espontâneo. Preocupa-se com o que veste mas não o transmite. Estes pequenos passos terão repercussões nas próximas décadas.”
Luís Buchinho, estilista