Segundo a agência de notícias Xinhua, o colapso da ponte provocou o esmagamento de, pelo menos, 25 veículos. Até agora, foram confirmados oito mortos e 11 feridos, mas o número de vítimas deverá aumentar, à medida que prosseguem os trabalhos de remoção dos escombros.
A ponte, de 80 metros, faz parte de uma auto-estrada na província de Henan.
Um condutor de outro camião, que assistiu à explosão a cerca de 20 metros, relata que ouviu um enorme estrondo e viu “pequenas bolas de fogo a cairem uma por uma”. Os sons de explosões prosseguiram durante “cinco ou seis minutos” de acordo com esta testemunha.
Os espetáculos de fogo de artifício são uma atração muito popular na festividades do ano novo, levando a que, para responder à grande procura, os explosivos sejam fabricados, armazenados e transportados muitas vezes em condições pouco seguras. Os acidentes não são, por isso, uma novidade. Em 2006, no primeiro dia do novo ano lunar, explodiu um armazém, provocando a morte a 36 pessoas. Antes, em 2000, outras 33 vítimas morreram, entre as quais crianças e adolescentes, quando uma fábrica de fogo de artifício explodiu.