O pequeno Siku (que quer dizer “gelo marinho”) nasceu no Parque de Vida Selvagem da Escandinávia e teve de ser alimentado pelos tratadores, pois a mãe não tinha leite suficiente.
Através dos vídeos colocados no Youtube, a cria ganhou admiradores por todo o mundo e é visto como uma espécie de embaixador de todos os ursos polares, alertando para questões como o aquecimento global e o derretimento do gelo ártico.
Agora os admiradores desta cria têm a oportunidade de o ver duas horas por dia, em direto na internet, através do site www.polarbearcam.com.
“O nosso objetivo com a Siku Cam (nome dado à câmara que vai mostrar o dia-a-dia de Siku) é que as pessoas se apaixonem pela cria e que sirva de inspiração para que ajudem a salvar o gelo ártico”, afirmou o presidente da ONG Polar Bears International.
De acordo com a organização, dois terços dos ursos polares vão desaparecer até meados do século, a menos que seja reduzida a emissão de gás carbónico. Algumas das medidas a adotar são a redução do consumo de água e energia, a reciclagem, plantação de árvores, e o uso de energia limpa.