O jogo de maior sucesso do Facebook, o Farmville, pode estar em vias de sair daquela rede social. A Zynga, produtora responsável pelo jogo de agricultura virtual, está a estudar essa possibilidade, dados os desentendimentos com os gestores do Facebook por causa da introdução da moeda “Créditos Facebook”, que deverão ser lançados no próximo dia 25 de Junho.
A ideia é criar uma espécie de dinheiro virtual, uma “moeda” que poderá ser utilizada em todos os jogos e aplicações do Facebook. O que está a gerar o impasse é o facto de a rede social querer ficar com 30% do valor de cada transação realizada com o Créditos Facebook. Actualmente, cada jogo e empresa utilizam seu próprio sistema de créditos.
O blogue de tecnologia TechCrunch e a edição digital da revista britânica Edge, especializada em jogos, asseguram que a relação entre Zynga e Facebook azedou depois de anunciada esta novidade. Os responsáveis pela rede social tentaram fazer um acordo de longo prazo com a produtora para que os seus títulos se mantenham com exclusividade no site. Mas o CEO da Zynga, Mark Pincus, já terá pedido à sua equipa para se preparar para uma possível ruptura com o Facebook e para o lançamento da sua própria rede de jogos sociais chamada de Zynga Live.
Muitos dos principais jogos do Facebook já tinham perdido milhões de utilizadores, quando, em Abril, a rede social passou a impedir que as empresas produtoras dos jogos pudessem fazer, elas próprias, notificações para que os jogadores retornassem às partidas. Só o Farmville, que possui mais de 78 milhões de jogadores, perdeu, nessa altura, 4,4 milhões de utilizadores activos.