Filipa Martins, de 28 anos, é a primeira ginasta portuguesa da história a garantir o apuramento para a final do concurso “All Around”, de ginástica artística, nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta, do Acro Clube da Maia, terminou a fase de qualificação na 17.ª posição com um total de 53.166 pontos nas categorias de Saltos – 14.133 –, Assimétricas – 13.800 –, Trave – 12.600 – e Solo – 12.633. “Acho que hoje, aqui, fizemos algo que nunca imaginámos fazer na vida, na ginástica portuguesa. Acho que nos superámos a todos os níveis e estou super orgulhosa do nosso trabalho”, referiu Martins, após a prova.
A portuguesa, natural do Porto, tem agora a oportunidade de lutar por uma medalha olímpica ao lado das 24 ginastas apuradas para a final, incluindo a norte-americana Simone Biles. Esta é a terceira presença olímpica de Filipa Martins depois da sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e dos Jogos de Tóquio, em 2020, onde ficou classificada na 43.º posição. “Estava quase a chorar ali, mas tentei conter-me até porque estava difícil de respirar na altura. Mas estou muito orgulhosa daquilo que fizemos aqui hoje. Claro que havia coisas que podíamos ter feito um bocadinho melhor, nós atletas queremos sempre mais também, mas estamos muito satisfeitos com a competição de hoje, muito mesmo”, acrescentou.
A final da competição está marcada para esta quinta-feira, dia 1 de agosto, pelas 17:15 (horas de Lisboa). “Agora, é aproveitar com a família que está cá, a quantidade de portugueses que eu vi na bancada, que parecia que eu estava em casa, foi muito, muito, muito bom. É desfrutar, ver as outras competições também, e o que vier vai ser ótimo, porque para mim estou super satisfeita com a prova que fiz hoje, sem palavras, e para mim foi tipo o auge”, concluiu.
Leia também
+ Fu Yu está na segunda ronda do torneio de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos
+ Saiba onde ver os atletas portugueses a competir estes Jogos Olímpicos
+ Em sétimo lugar, Nelson Oliveira conquista o primeiro diploma olímpico para Portugal