Kaden Groves (Alpecin) venceu a segunda etapa da Volta a Espanha em bicicleta, numa chegada ao sprint em que bateu o neerlandês Wout van Aert (Visma), o novo camisola vermelha da corrida. Van Aert beneficiou, no entanto, das bonificações do segundo lugar para “roubar” o símbolo de líder da corrida ao norte-americano Brandon McNulty (UAE), que o tinha batido por apenas três segundos no contrarrelógio inaugural.
Nesta segunda etapa, que ligou Cascais a Ourém, todos os candidatos à vitória final, incluindo Primoz Roglic (Red Bull) e João Almeida (UAE), chegaram todos integrados no pelotão, cortando a meta com o mesmo tempo do vencedor.
Foi uma tirada sem grande história até aos últimos quilómetros, embora com três quedas a registar: duas na subida ao Alto da Batalha, com muita gente na berma da estrada a atrapalhar a passagem dos ciclistas, e outra já dentro dos dois quilómetros finais, numa fase de grande velocidade e sem interferências dos espectadores.
Antes, Ibon Ruiz (Kern Pharma) e Luis Angel Maté (Euskaltel-Euskadi) andaram escapados ao longo de mais de uma centena de quilómetros, mas foram alcançados a cerca de 50 da meta.
A etapa passou pelas Caldas da Rainha, a região de onde é natural João Almeida, e contou com muitos adeptos nas ruas. Um cenário que se foi repetindo nas várias localidades entre Cascais e Ourém, como foi o caso de Torres Vedras, terra natal de Joaquim Agostinho, devidamente assinalada pela organização da Vuelta.
Segundo classificado na edição de 1974, Agostinho terminou a escassos 11 segundos do vencedor, José Manuel Fuente, como hoje recordou a página oficial da prova na internet, sublinhando ser essa a segunda menor diferença da história entre os dois primeiros.
Em 2024, passam 40 anos sobre a “morte trágica” do lendário ciclista português, durante a Volta ao Algarve, lembraram ainda os organizadores da Volta a Espanha, à passagem por Torres Vedras.
Esta segunda-feira, corre-se a terceira e última etapa em território português, entre a Lousã e Castelo Branco, com uma contagem de montanha de quarta categoria e outra de segunda.