Fernando Santos trocou mais de meia equipa em relação ao Campeonato do Mundo do Brasil na lista de convocados para o Europeu de França.
Os médios Renato Sanches e André Gomes constituem as principais novidades, mas também Anthony Lopes, Ricardo Carvalho, José Fonte, Cedric Soares, Eliseu, Raphael Guerreiro, Danilo, Adrien, João Mário e Quaresma são caras novas em relação à última fase final disputada.
O Sporting, com quatro jogadores, é o clube mais representado, seguido de Benfica, Real Madrid, Southampton e Fenerbahçe, todos com dois elementos.
A lista completa é a seguinte: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon), Eduardo (D. Zagreb), Cedric Soares (Southampton), Vieirinha (Wolfsburgo), Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Mónaco), Bruno Alves (Fenerbahçe), José Fonte (Southampton), Eliseu (Benfica), Raphael Guerreiro (Lorient), Danilo (FC Porto), William Carvalho (Sporting), João Moutinho (Mónaco), Adrien (Sporting), Renato Sanches (Benfica), André Gomes (Valência), João Mário (Sporting), Quaresma (Besiktas), Nani (Fenerbahçe), Rafa (Sp. Braga), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Éder (Lille).
De fora ficaram Bernardo Silva, Tiago, Danny e Fábio Coentrão, um quarteto que em condições normais estaria na lista final, mas que acabou preterido devido a problemas físicos.
A seleção reune-se na próxima segunda-feira, 23, na Cidade do Futebol, para o arranque da preparação. A equipa vai utilizar as novas instalações da Federação Portuguesa de Futebol até à partida para França, a 9 de junho, tendo previstos três jogos particulares nesse período, com a Noruega (29 de maio), a Inglaterra (2 de junho) e a Estónia (08 de junho).
O encontro de estreia no Euro-2016, frente à Islândia, está agendado para o dia 14 de junho, em Saint-Étienne. Áustria (dia 18) e Hungria (22) são os outros adversários de Portugal na primeira fase da prova.