Luís Montenegro afirmou, esta terça-feira, que Portugal é um dos países mais seguros do mundo. “É preciso dizer às portuguesas e aos portugueses que nós temos razões para confiar nas nossas polícias, nós temos razões para confiar nos nossos serviços públicos e nós temos razões para dizer alto e bom som que somos um país seguro, um dos mais seguros do mundo”, disse.
Apesar disso, o chefe do Governo admitiu preocupação com problemas como delinquência juvenil ou a criminalidade grupal, devendo-se apostar no combate à corrupção ou o tráfico de drogas internacional e interno. “Mas também não deixemos de dizer que um dos maiores fatores de competitividade que o país tem é ser seguro, e é seguro porque temos pessoas e instituições habilitadas, qualificadas, para poder garantir essa segurança”, disse.
“Cabe-nos a todos, com os instrumentos que temos, garantir que continuamos a ser um país seguro e um país que tem, nos seus valores, a salvaguarda da dignidade da pessoa, a salvaguarda dos direitos das mulheres e dos homens que vivem, trabalham ou passam por cá”, disse.
Luís Montenegro falava durante a tomada de posse do diretor-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, e do diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, que decorreu no Ministério da Justiça, em Lisboa. O líder elogiou os recém-empossados, “ambos personalidades com provas dadas e com a ambição de fazer mais e melhor ainda no futuro”.