Os fãs que estavam sentados à espera que George R.R. Martin lançasse o sexto volume da saga Crónicas do Gelo e do Fogo é melhor deitarem-se e afogarem as mágoas numa almofada. O autor já confessou no seu Live Journal que, apesar do anúncio do lançamento para março, o texto não está acabado. “Queriam um update, aqui está ele, mas não vão gostar de ouvi-lo: The Winds of Winter [Os Ventos de Inverno] não está acabado”, escreveu, em resposta às muitas perguntas dos seus seguidores. E não se ficou por aqui: “Se estão desapontados, não se sintam sozinhos. Os meus editores estão desapontados, a HBO está desapontada, os meus agentes, os editores estrangeiros e tradutores estão desapontados. Mas ninguém consegue estar mais desapontado do que eu.”
De qualquer forma, George R.R. Martin jura que o livro não se encontra em branco. Mas também se excusa a estabelecer outro deadline, para não ficar ainda mais stressado. Resta aos fãs continuar a esperar, de sobreaviso: quando, em Abril, a mega produção da HBO, Guerra dos Tronos, regressar para a sua sexta temporada, não vão poder estar um passo à frente da história, como tem sido desde a estreia, em 2011. Nada de grave, porque Martin garante que a intrincada história dos livros e a da série há muito entraram em divergência.
Apesar da desilusão, os seguidores da saga continuam a desejar boa sorte ao escritor e a fazer figas para que deixe de procrastinar e acabe de escrever rápido.
Em Portugal, cada volume terminado por George R.R. Martin é convertido em dois livros. Quando este – finalmente – fôr para as bancas será o 11º editado em português.