É curioso ver um grupo de gente nova pegar num ofício antigo e dar-lhe um toque de bom gosto e modernidade. A marca Alphaiate já o faz desde 2016, sempre com uma abordagem nova à alfaiataria tradicional, mas agora cresceu e abriu uma grande loja na Rua 4 de Infantaria, em Campo de Ourique. Um espaço onde ao negócio principal de fatos, calças, blazers e camisas feitas por medida, junta um conjunto de peças mais casual já prontas para venda, e outras marcas portuguesas do universo de moda masculino. “Sentimos que durante e depois da pandemia as pessoas até podem sair menos, mas quando saem, querem vestir melhor”, resume Duarte Foro, cofundador da marca.
O projeto nasceu em 2016, fruto de “uma conversa de balneário”, conta Duarte, entre dois jogadores de rugby, ele próprio e Francisco Appleton, outro dos sócios. “Estávamos a começar a ter mais casamentos e comentámos que não encontrávamos marcas de fatos feitos à medida.” Juntaram-se a Sofia Marques da Costa, na altura namorada e atual mulher de Francisco, e, mesmo sem formação na área têxtil – Duarte estou História, Francisco, Direito e Sofia, Gestão – fundaram a Alphaiate. “Contámos desde o primeiro dia com a ajuda do Mestre Alfredo, um alfaiate da [Rua] Defensores de Chaves, que nos ensinou o ofício”, explica Duarte. “As pessoas achavam-nos graça. Levámos alguns sins, uns nãos e abrimos uma loja pequena na Rua de São Bento.” Com o tempo, e com a entrada de dois novos sócios, esse espaço tornou-se pequeno para a expansão da Alphaiate. Primeiro arranjaram um novo espaço em Campo de Ourique e, em 2023, foi altura de dar um passo maior, com uma loja de rua onde houvesse também ainda mais espaço para provas. “Temos duas salas privadas que nos permitem atender duas pessoas ao mesmo tempo.”
Pelos dois andares da Alphaiate espalham-se agora as novidades da marca. Em cima, onde está a mesa de snooker, estão expostas algumas roupas, como os blazers, as sobrecamisas, as calças, em diferentes materiais, como algodão, linho ou seda, ou alguns blends entre tecidos. “A partir destas peças, podemos fazer outras semelhantes, à medida”, explica Duarte, tal e qual um alfaiate tradicional. É também neste piso que estão outras marcas portuguesas de moda masculina, como a Hurricane com as boinas, a Hirundo com os ténis, a Fora Sunglasses com os óculos ou a It Tamarindo com gravatas e suspensórios. No andar de baixo, qual cabinet of curiosities, está o mostruário de alfaiataria, com as várias amostras de tecidos ingleses, franceses, italianos. Marcas como Loro Piana, Holland & Sherry, ou Dormeuill “Os clientes descem para escolher os tecidos, podem beber um café, temos um bar, a máquina de Arcade – a funcionar”, conta Sofia. A sala de provas também fica no andar de baixo e o atendimento é sempre feito por marcação. Tudo num embrulho decorativo com um lado clássico e um pé na modernidade. O espelho daquilo que é a Alphaiate. “Os clientes mais velhos são quem arrisca mais”, comenta Duarte Foro, apesar de terem muita gente nova a fazer peças à medida desde cedo.
Rua 4 de Infantaria, 96 A / 91 918 1148 / ter-sex 11h-20h, sáb 10h-16h. Marcações: www.alphaiate.pt