A zona do Poço dos Negros continua a fervilhar de novidades. Aos cafés, lojas de roupa, de discos e de artesanato contemporâneo, juntou-se recentemente um restaurante italiano especializado em ravioli caseiros e focaccias feitas com farinhas de moleiro. Chama-se Vesuviano, é uma espécie de fast casual, com pedidos feitos ao balcão e mesas altas de sete pessoas para almoços rápidos, mas cujas preparações culinárias são demoradas e seguem a tradição italiana da massa fresca cortada à mão ou em máquinas próprias.
A cozinha de produção desta ravioleria e focacceria fica em Campo de Ourique, num espaço que abrirá (muito) em breve ao público, dizem, com aulas para aprender a fazer massa de forma artesanal e uma mercearia de produtos italianos, onde se venderão as pastas servidas no Vesuviano, mas também outros produtos, exemplos dos molhos, do mel ou de limoncello.
À frente do Vesuviano estão o italiano Francesco Giannone e o espanhol Christopher Macedo. O primeiro é chefe de cozinha, já trabalhou em vários restaurantes italianos de Lisboa, entre eles o primeiro Vesuviano de Campo de Ourique, um pastificio, que vendeu recentemente. “E então desafiou-me a abrir uma ravioleria e focacceria”, relata Christopher. Têm ambos 31 anos, conheceram-se em Londres aos 16 – “ganhei todos os meus quilos com o Francesco”, brinca Christopher, e estão juntos nesta aventura com um conjunto de pratos que são servidos de forma rápida, mas têm processos de produção demorados.
“As farinhas são portuguesas, moídas em pedra a temperaturas baixas, o que vai ajudar na digestão”, explica Francesco. Usam também sêmola italiana em algumas pastas, que depois são combinadas com ingredientes portugueses e italianos. Entre as foacaccias destacam-se a Sorrent, com presunto de Parma DOP, mozarella, rúcula e vinagrete ou a Caserta, com bresaola, parmigiano, rúcula e caponata de azeitonas; nos ravioli, os Anatra, feitos com massa de laranja e recheados com pato, os de Pera & Gorgonzola ou os Nduja, picantes, servidos com molho de tomate. Há ainda uma já famosa lasanha napolitana, feita com carne de porco e vaca e um prato de beringela à parmigiana. “A ideia é abrir mais Vesuvianos em Lisboa”, garantem os dois sócios.
Aberto para almoço, lanche e jantar, sete dias por semana, o Vesuviano é um restaurante para refeições rápidas, mas também take-away, com pratos, copos e talheres descartáveis, além de estar nas plataformas de delivery. “É tudo eco-friendly, com pratos de cana-de-açúcar e talheres de papel”, remata Christopher.
Largo Dr. António Sousa Macedo, 1H, Lisboa / 21 603 3382 / seg-dom 12h-22h30