A Škoda terá seis 100% elétricos até 2026. Este é um dos eixos principais da transformação profunda que está a decorrer na marca checa, que faz parte do grupo Volkswagen. Além do Enyaq iV e do Enyaq iV Coupé, que foi apresentado esta segunda-feira em Portugal, a Škoda está a desenvolver mais quatro modelos 100% elétricos: o “Small”, um modelo compacto (4,10 metros de comprimento), com preço previsto de 25 mil euros, a ser lançado em 2025; o “Compact”, que já foi batizado oficialmente de Elroq, um SUV compacto sucessor do atual Karoq; o “Combi”, uma carrinha familiar, de 4,7 metros, a lançar em 2026; e o “Space” um carro de sete lugares, baseado no conceito Visions 7S, com 4,9 metros de comprimento.
No evento “Let’s explore”, onde a marca checa apresentou o seu plano para a mobilidade elétrica, Björn Kröll, Diretor de Marketing de Produtos da Škoda, enfatizou os princípios de design dos novos carros. O objetivo passa por reforçar as ideias de funcionalidade e robustez que, segundo Kröll, já são associadas à marca, mas demonstrar que estes conceitos não são antagónicos de um design mais emotivo. Um principio a que a Škoda chama “functional modern” e que pretende atrair utilizadores “que valorizam a família e atividades outdoor”, “condutores que dão valor às coisas simples da vida”, mas têm que curiosidade e explorar coisas novas”. A Škoda até tem um nome para este público-alvo: “exploradores contemporâneos”.
Em declarações à Exame Informática Björn Kröll assegurou que o facto de a Škoda usar plataformas do grupo Volkswagen, partilhadas por modelos de várias marcas, não limita a capacidade de a marca apresentar um design distintivo. O responsável apontou para Enyaq iV Coupé: “este carro, por exemplo, usa a mesma plataforma do ID.4 mas, como pode ver, tem um design muito diferente do modelo da Volkswagen”. Björn Kröll explicou-nos, ainda, que as plataformas criadas para carros 100% elétricos dão mais liberdade aos designers.
Škoda ainda não será 100% elétrica
Apesar da aposta em novos modelos 100% elétricos, a Škoda continuará a desenvolver carros com motores a combustão, incluindo uma nova geração de híbridos Plug-in com autonomia em modo elétrico superior a 100 km.
Luis Mateus, Diretor Geral da Škoda, considera que “a entrada destes seis novos modelos totalmente elétricos em todos os segmentos até 2026 faz com que a marca acelere rapidamente para uma mobilidade individual elétrica e sustentável. Além disso, com a nossa oferta de modelos novos e altamente eficientes com motores convencionais de combustão e propulsores híbridos, vamos conseguir oferecer o melhor de dois mundos”.