A CaetanoBus tem mais um cliente interessado no modelo H2.CityGold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio, do qual já estão em circulação mais de 115 unidades em diferentes cidades na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal. Agora, a fabricante assinou o seu maior de sempre na Europa com a Deutsche Bahn para este fornecimento. O modelo em questão é desenvolvido em parceria com a Toyota, sendo que a empresa portuguesa é a primeira na Europa a usar a tecnologia japonesa.
O H2.CityGold é um autocarro de 12 metros, de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que, a partir de 2024, vai ser equipado com a nova geração da pilha de combustível da Toyota, com potência nominal de 70 kW. Esta segunda geração, explica o comunicado de imprensa, é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente.
A equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus aproveitou para melhorar a integração da pilha de nova geração no autocarro, utilizando o calor libertado da pilha de hidrogénio para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar mais conforto aos passageiros e na cabina do motorista.
O autocarro tem um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com potência de 180 kW, tem uma autonomia de 500 km e é capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento. O veículo tem capacidade de transporte de 81 passageiros (34 sentados e 47 de pé).
Thomas Klaus, da Deutsche Bahn AG, afirma que “com este acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades de H2.CityGold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos movidos a hidrogénio têm a vantagem de ser reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”. Já Nuno Lago de Carvalho, da CaetanoBus, afirma que “estamos orgulhosos de termos sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn”.