A Mercedes-Benz anunciou que vai usar um sistema operativo proprietário de modo a poder controlar totalmente aspetos como a segurança, conectividade, infoentrenimento e condução autónoma. Segundo a marca alemã, o MB-OS assumirá um papel central no desenvolvimento dos carros. Mais, a Mercedes garante que 25% do orçamento da companhia vai ser aplicado ao desenvolvimento de software.
O MB.OS será um sistema com uma arquitetura chip-to-cloud, o que significa que o processamento de informação na viatura será complementado por processamento de dados na cloud.
Apesar de este ser um sistema operativo proprietário, a Mercedes-Benz anunciou que está a ser desenvolvido em colaborações com várias empresas tecnológicas. Por exemplo, a componente de navegação está a ser desenvolvida com a Google. E a Nvidia é o parceiro para a componente de Inteligência Artificial no desenvolvimento de sistemas de apoio à condução que vão evoluir para a condução autónoma. Neste aspeto, a Mercedes reforça que será a marca a definir e a controlar as camadas base do hardware e software, mas a plataforma vai permitir a integração de serviços, conteúdos e funções de terceiros.
De acordo com o comunicado de imprensa, “o MB.OS foi concebido para ligar os principais aspetos da cadeia de valor da empresa, incluindo o desenvolvimento, a produção, o comércio multicanal e serviços, tornando-o efetivamente um sistema operativo para todas as atividades de negócio da Mercedes-Benz”. O que parece indicar que este SO terá muitas aplicações também fora dos carros.
Um dos fundamentos da arqeuitetura do MB.OS é a separação dos fluxos de desenvolvimento do hardware e software, de modo a acelerar os processos de inovação. Como referido, este será um sistema associado à cloud, denominada Mercedes-Benz Intelligent Cloud. E será através da nuvem que vão ser disponibilizados novos serviços associados à conta Mercedes me dos clientes, “desde a compra e financiamento, marcações de serviço, até aos dados de carregamento e pagamento”.
Os serviços personalizados vão ser divididos em três grupos: MB.CONNECT, MB.CHARGE, MB.DRIVE. As funções de infoentretenimento do veículo como a navegação, acesso remoto, proteção a 360°, entretenimento e comunicação, serão agrupadas no grupo MB.CONNECT com suporte para atualizações remotas. Com o MB.CHARGE, “os clientes de veículos elétricos terão acesso a tarifários flexíveis e atrativos em função da distância percorrida dos seus veículos”. A Mercedes promete, ainda, “máxima transparência graças às tarifas fixas de carregamento e ainda o acesso prioritário à rede de postos de carregamento rápido da Mercedes-Benz”.
O MB.OS, embora ainda numa versão limitada, já estará disponível no novo Classe E a partir de 2023 com a terceira geração do MBUX.