A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA na sigla em inglês) cita o risco de “excesso de velocidade ou passagem de cruzamentos de forma ilegal ou imprevisível que aumentam o risco de um acidente” como motivo para obrigar a Tesla efetuar uma atualização para quase 363 mil carros com o modo Full Self-Driving Beta (FSDB). O anúncio da Tesla incide sobre “certos Model S de 2016-2023, Model X, Model 3 de 2017-2023 e Model Y de 2020-2023 com o software Full Self-Driving (FSD Beta) ou que tenham a instalação deste pendente”.
Apesar de a NHTSA anunciar a intervenção da Tesla como “recall” (recolha, em tradução livre), na realidade o fabricante automóvel não terá de fazer uma recolha física dos veículos, necessitando apenas de fazer uma atualização de software através de uma ligação à internet (over the air update). O próprio diretor executivo da Tesla, Elon Musk, queixou-se do impacto na palavra numa mensagem publicada no Twitter. “A palavra “recolha” para uma atualização via internet é anacrónica e simplesmente errada!”, lê-se.
Segundo a agência de notícia Reuters, a Tesla não concorda com a decisão tomada pela NHTSA, mas decidiu ainda assim acatar a decisão e vai avançar com uma atualização de software.
Os problemas de segurança rodoviária causados pelo FSD Beta dos veículos da Tesla estavam a ser investigado pela NHTSA desde agosto de 2021, depois de relatos de várias colisões envolvendo carros da marca e com este modo autónomo ativado.
Ann Carlson, que lidera a equipa da NHTSA, afirmou em janeiro que “estamos a investir muitos recursos aqui. Precisamos de muita experiência técnica, estamos perante uma novidade legal e estamos a agir o mais depressa que podemos, mas também queremos ser cuidadosos e garantir que temos toda a informação de que precisamos”, cita o Engadget.
Esta admissão chega a menos de duas semanas do dia do investidor da Tesla, marcado para 1 de março, no qual se prevê que Musk detalhe planos de expansão da linha de veículos e promova funcionalidades de Inteligência Artificial aplicadas à condução autónoma de carros elétricos.