Em maio de 2019, o jornal britânico The Guardian anunciou uma decisão revolucionária: passaria a usar exclusivamente o termo “emergência climática” nos artigos em vez de “alterações climáticas”. A ideia era dar mais relevância aos termos e descrições que usamos quando falamos sobre estas questões, a fim de atrair mais atenção para os problemas associados – problemas que agora enfrentamos de facto.
Tal como os meios de comunicação social, as empresas têm um papel importante a desempenhar na sensibilização para as questões sociais e ambientais, tanto através das suas palavras como dando o exemplo. Isto inclui tornar claro como é importante acelerar a transição energética, financiar os avanços na descarbonização e promover a transição para a e-mobilidade. Afinal de contas, as empresas fazem parte da sociedade, o que significa que também elas devem estar à altura das suas responsabilidades sociais.
Como as empresas desempenham um papel fundamental na transição da e-mobilidade
A disponibilidade de infraestruturas de carregamento é crucial para o desenvolvimento da e-mobilidade e para a transição para veículos eléctricos. Os condutores não estarão dispostos a abandonar os veículos de combustão interna a não ser que tenham a certeza de que terão acesso a opções de carregamento viáveis. Isso não significa que precisem necessariamente de uma estação de carregamento em casa. Podem, também, utilizar dispositivos móveis, estações de carregamento públicas ou carregadores rápidos para carregar veículo. E, de facto, estes carregadores provaram ser eficazes a encorajar o abandono dos combustíveis fóesseis.
Mas o maior fator, talvez, é a disponibilidade de estações de carregamento no trabalho, que podem inclinar a balança a favor da compra de um carro eléctrico. Isto é especialmente verdade nas grandes cidades, onde muitos residentes não têm como carregar em casa.
A empresa onde trabalhamos é, logo a seguir às nossas casas, o local onde passamos mais tempo, com o carro estacionado durante horas a fio. Por que não usar esse tempo sabiamente? Se os condutores puderem carregar facilmente seu veículo durante as horas de trabalho – cerca de oito horas por dia – não há necessidade de o carregar em casa durante a noite.
Carregamento no trabalho a partir de uma fonte verde
De acordo com um estudo do Instituto Fraunhofer (encomendado pela Naturschutzbund Deutschland e. V., sem fins lucrativos), a cobrança no local de trabalho pode ajudar a poupar ainda mais CO2, especialmente se a energia for proveniente de fontes renováveis. Isto porque carregar veículos durante as horas de trabalho permite utilizar módulos fotovoltaicos para alimentar a infraestrutura de carregamento, uma vez que a energia solar é gerada durante o dia. Isto produz um duplo benefício para o ambiente: os empregados obtêm uma forma de mobilidade sustentável e a energia utilizada provém de uma fonte verde.
Na Juice Technology estamos cientes de que a e-mobilidade vai muito além da simples prevenção das emissões dos veículos. A mobilidade sustentável deve ser entendida como um conceito global, tendo em conta a forma como a energia é gerada, a infraestrutura de tarifação e o próprio veículo. Um bom exemplo desta abordagem é a adoptada pela nossa subsidiária recentemente fundada, a Juice Power AG, cujas vantagens nos parques de estacionamento já estão a beneficiar os colaboradores. Qualquer carro eléctrico na sede da empresa pode ser carregado sem qualquer custo, mesmo que seja um carro particular, utilizando eletricidade gerada a partir de uma fonte hidroelétrica. Como especialista em soluções de recarga, a Juice vê isto como uma forma de dar um bom exemplo.
Mas não podem ser apenas as empresas do sector da e-mobilidade a dar um bom exemplo. Cada empresa, independentemente do sector, deve estar à altura da sua responsabilidade como motor de mudança. O compromisso para com um modelo de mobilidade mais sustentável e eficiente é da responsabilidade de todos.
Carregamento elétrico como um benefício social para os empregados
Mas será que oferecer infraestruturas de tarifação também beneficia a própria empresa? A resposta é um “sim” retumbante. A opção de carregar os veículos durante o horário de trabalho é um benefício importante que as empresas podem oferecer aos seus empregados. É importante lembrar que estamos na era do “envolvimento do empregador”. Mais do que nunca, as empresas estão a esforçar-se por conseguirem ser marcas fortes e apelativas, De modo a atraírem e manterem profissionais qualificados. Para tal, é necessário oferecer mais do que apenas um cheque de pagamento no final do mês. Trata-se de oferecer um “salário emocional”. Os colaboradores precisam de ser capazes de se identificar com a empresa, garantindo, simultaneamente, as melhores condições de trabalho e de vida para si próprios.
Ao oferecer aos nossos empregados a opção de carregar o seu veículo no trabalho, não estamos apenas a proporcionar-lhes uma regalia; estamos também a promover um modelo de mobilidade sustentável e a encorajar a utilização de energia verdadeiramente limpa. E essa é uma óptima forma de difundir a e-mobilidade do local de trabalho para o mundo.