Em parceria com a Eletricidade dos Açores (EDA) e a Nissan, a Galp liderou um projeto-piloto – o V2G Açores – que testou a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que permite que os veículos elétricos deixem de ser apenas consumidores de eletricidade e possam também fornecer energia à rede elétrica quando estão estacionados.
Esta nova tecnologia permite otimizar a rentabilidade de uma viatura, recorrendo aos longos períodos em que está parada (90% do tempo), e foi desenvolvida para transformar os veículos elétricos em fontes de energia e de receita quando estes não estão em movimento. A V2G permite que um veículo elétrico carregue a sua bateria quando o preço da energia elétrica está mais barato e que depois injete a energia dessa mesma bateria para a rede elétrica, ou para autoconsumo, quando o preço da energia está mais caro.
O projeto V2G Açores durou 90 semanas e utilizou uma frota de dez veículos elétricos da EDA – uns Nissan Leaf e outros e-NV200 – que permitiu injetar na rede elétrica da ilha de São Miguel, nos Açores, energia suficiente para alimentar diariamente 32 residências açorianas. Com uma injeção total superior a 100 MWh na rede elétrica, evitou-se ainda a emissão de 15,2 toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.
Com o objetivo de reunir informação e aumentar o conhecimento para criar um enquadramento legal que permita que a tecnologia entre numa fase de mercado, o projeto testou várias aplicações desta tecnologia. A poupança tarifária “Behind-the-Meter” permitiu identificar que, por cada veículo, serão possíveis reduções até 50 euros mensais na fatura da eletricidade, através do carregamento quando a eletricidade está mais barata, e fornecendo essa energia quando a eletricidade está mais cara.
O carregamento em horas de super vazio serve também para integrar mais produção de energias renováveis na rede, sendo que em alguns horários – que correspondem aos períodos noturnos – existe a necessidade de reduzir a produção de energia eólica na ilha para se ajustar à procura da rede. Desta forma, o carregamento dos veículos entre as duas e as cinco horas da manhã visou utilizar essa energia, que não seria aproveitada, para recarregar as baterias dos veículos.
Depois de 43 mil horas de operação da tecnologia, o estado de saúde (SoH) das baterias também foi medido, o que permitiu quantificar o desgaste que a tecnologia V2G provoca. Não se verificaram “grandes diferenças”, sublinha a Galp, mas sem quantificar, do SoH das baterias dos veículos utilizados no projeto em comparação com viaturas com quilometragem semelhante que nunca utilizaram V2G.
Este projeto teve início em março de 2020 nas instalações da elétrica açoriana na ilha de São Miguel, e a ele juntaram-se ainda outros provedores de serviços e parceiros estratégicos, nomeadamente a Nuvve, o INESC-TEC, a DGEG, a ERSE e o Governo dos Açores, através da Direção Regional de Energia.
Em abril do ano passado publicámos um VOLT Live com o Eng. Paulo Bermonte, Diretor de Inovação e Normalização da EDA-Eletricidade dos Açores, que explicou com detalhe o projeto. Pode encontrar o vídeo ou podcast aqui.