As baterias xStorage já tinham sido anunciadas maio pela Nissan e pela Eaton, mas só agora estes sistemas concorrentes das Tesla Powerwall entraram em pré-reservas na Alemanha, Reino Unido e Noruega. No evento Nissan Futures, que decorreu em Barcelona, Paul Willcox, presidente da Nissan Europe, informou os jornalistas que o portefólio destas baterias foi aumentado e que este é o sistema com um preço de entrada mais baixo do mercado: 3500 euros. Este valor refere-se ao xStorage de 4,2 kWh usando células de segunda vida, ou seja, células que já foram usadas num dos carros elétricos da Nissan. Este sistema é capaz de fornecer uma potência máxima de 3,5 kW. Há outras duas variantes com a mesma capacidade, mas mais potência: 4,6 kW (€3730) e 6 kW (€3900). Há também versões com baterias novas, com maior capacidade (6 kWh) a partir dos €5000.
De acordo com a informação que apurámos junto dos responsáveis da Nissan, a garantia das baterias é de 10 anos. No entanto, no caso dos xStorage com baterias de segunda vida, o tempo começa a contar com a venda do carro. Ou seja, se as baterias de um xStorage vieram de um Leaf com 4 anos, então a garantia dessa unidade é de 6 anos (10 anos menos o tempo de vida no carro).
Os preços mencionados não incluem instalação nem IVA, mas os responsáveis da marca garantem que tudo o resto está incluindo, com destaque para os inversores (transformam a corrente contínua das baterias em corrente alternada para a rede elétrica) e para as ligações que permitem receber a energia elétrica diretamente de sistemas de energia renovável instaladas nas casas, como painéis solares e turbinas eólicas.
Estes sistemas pretendem diminuir a dependência dos fornecedores de energia elétrica e reduzir os custos da energia: as baterias podem ser armazenar energia de fontes renováveis (por exemplo, armazenar a energia produzida por painéis solares durante o dia para ser utilizada durante a noite); suprimir picos de potência (reduzir os custos associados a contratos de maior potência); e armazenar energia em períodos onde as taxas da eletricidade são menores para poder ser usada nos períodos em que as taxas são mais elevadas.
A Nissan ainda não tem qualquer informação sobre a disponibilidade futura destes sistemas em Portugal.