Não para de nos surpreender o ecletismo militante do realizador e produtor Rodrigo Areias, que eleva a um extremo a ideia de nunca fazer o mesmo filme. A Pedra Sonha Dar Flor, a sua nova longa, que chega agora às salas, pensada e realizada a partir da literatura de Raul Brandão, dificilmente poderia estar mais distante de O Pior Homem de Londres, o mais britânico dos filmes portugueses, estreado também neste ano, com produção de Paulo Branco.
Raul Brandão é uma paixão antiga e quase obsessiva de Rodrigo Areias, para a qual contribui uma afetividade geográfica: a sua cidade, Guimarães, foi onde o escritor viveu grande parte da vida adulta. Assim, a obra de Brandão já fora abordada, de forma mais ou menos clara, por Areias, mas nunca havia feito uma adaptação como esta. A Pedra Sonha Dar Flor parte essencialmente de A Morte do Palhaço, um dos mais desconcertantes livros do escritor português, mas acaba por tocar em muitas outras obras.
A temática é pesada. É um filme sobre a morte, a violência, a religião, espelhando o olhar por vezes irónico, outras vezes cru, do escritor sobre a existência. Sustenta-se numa definição clara de fotografia e enquadramento (mais um trabalho notável de Jorge Quintela), servindo-se do esplendor da ria de Aveiro, para criar um ambiente simultaneamente soturno, gótico e idílico.
O filme não obedece a uma narrativa linear, mas apesar disso tem a capacidade de nos cativar, pela qualidade do texto, a cadência da ação, o deslumbre da estética e a expressividade dos atores. É um filme mais formalista, com enquadramentos simétricos e um rigor fotográfico a darem espaço para um autor clássico, profundamente atual e universal. A Pedra Sonha Dar Flor é tão fiel a Raul Brandão quanto um filme pode ser a um escritor.
A tudo isto ainda se acrescenta uma banda sonora, de Dada Garbeck (nome artístico de Rui Souza), que tem sido apresentada ao vivo em sessões um pouco por todo o País.
A Pedra Sonha Dar Flor > de Rodrigo Areias, com João Pedro Vaz, Gustavo Sumpta, Nuno Preto, Miguel Moreira, Paula Só > 141 min