É um outro tipo de festival de verão aquele em que se enquadra este Jardins do Marquês, que, a exemplo do mais antigo Cool Jazz Fest, aposta numa programação mais diversificada e direcionada para um público mais adulto, prolongando-a por vários dias e não concentrando tudo num único fim de semana.
Este ano, a música começa a ouvir-se junto aos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, nesta quarta-feira, 3, com um ícone da música latina. Trata-se de Juan Luis Guerra, músico e cantor dominicano, tornado famoso no início dos anos 90 com o êxito Borbujas de Amor, mas cuja carreira é muito maior do que uma só canção. Com mais de uma dezena de álbuns editados, começou a dar nas vistas em 1989 com o disco Ojalá que Llueva Café, no qual já denotava um dos seus maiores trunfos, o modo como consegue misturar, numa música animada e cativante, estilos diversos, incluindo merengue, bachata, salsa, jazz e folclore caribenho.
Espera-se, pois, uma grande festa neste concerto de arranque do festival, que logo no dia seguinte recebe a dupla composta pela norte-americana Stacey Kent e o brasileiro Danilo Caymmi, com um espetáculo dedicado a Tom Jobim.
A 5 de julho é a vez da também brasileira Adriana Calcanhotto regressar aos palcos nacionais, enquanto no dia 6 atua a dupla Kriol Kings, que junta dois dos maiores fenómenos da nova música lusófona: os cabo-verdianos Nélson Freitas e Djodje. Já a 7 de julho chega aquela que é talvez a estrela mais aguardada desta edição, a norte-americana Patti Smith, acompanhada do seu habitual quarteto, formado pelo guitarrista Lenny Kaye, com quem colabora desde 1971, o baterista Jay Dee Daugherty, o baixista e teclista Tony Shanahan e o guitarrista Jackson Smith, seu filho.
O festival continua depois no dia 9, com um espetáculo conjunto do português António Zambujo e do brasileiro Yamandu Costa, terminando no dia 10 com outro nome da MPB, Djavan, que dois dias depois se apresenta no Porto (no Pavilhão Rosa Mota).
Festival Jardins do Marquês > Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras > 3-10 jul, 20h > €30 a €75