À 44ª edição, o Citemor pode orgulhar-se da sua singularidade, com um programa recheado de propostas distintas, que “estimulam relações entre o teatro, a dança, o cinema, a música, as artes visuais e a literatura”. E não se refugia no simples acolhimento de espetáculos, desafia os artistas a trabalhar temáticas de relevo e a fazê-lo tendo em conta o local onde se apresentam: um triângulo formado pelas cidades de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz. Na programação, sublinha a direção artística, “é sempre fundamental uma leitura do território, tanto a nível geográfico quanto artístico e temporal e isso reflete-se na escolha dos artistas e dos espetáculos, que reafirma relações, reformula pontos de vista e posicionamentos artísticos, e sublinha a importância do património efémero erguido”.
Em destaque nesta edição estão as estreias absolutas, com as interrogações sobre o corpo a percorrer os três espetáculos. O festival arranca nesta quinta, 28, em Coimbra, com A Sagração da Primavera – Memórias Ternas de um Afecto Queer, de Dinis Machado. Uma apropriação “celebratória” da obra de Nijinsky, em que os corpos dos seis performers “questionam ideias dominantes da liberdade como um território sem regras”. Já Sónia Batista debate-se com as noções de beleza e feiura, em WOW, apresentado no dia seguinte, 29, igualmente em Coimbra.
A 5 de agosto, a coreógrafa e bailarina Diana Niepce – em 2014, sofreu uma queda de um trapézio que a deixou tetraplégica – volta a reformular a sua identidade artística em O Outro Lado da Dança, apresentado como “mapeamento da representação dos invisíveis da história da dança”. O Citemor continua a ter uma forte representação do país vizinho, de onde chegam Sofía Asencio, com a antestreia de Noche Cañón (dia 30), Serrucho, com o espetáculo de teatro de objetos Interior Noche (dia 6), além dos autores Mariana Barrassi e Pablo Caruana, para o lançamento do livro Cuaderno de Montemor. Refira-se ainda duas produções nacionais recentes: Coin Operated, de Jonas & Lander (dia 11), e Paixão Segundo João, de Pedro Lacerda (dia 12).
Citemor > Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz > T. 96 506 6746 > 28 jul-13 ago > preço do bilhete definido pelo espectador > citemor.com