São loops e loops de narcisismo a girar em torno do protagonista. Toda a gente o adora, toda a gente se sente fascinada com o seu carisma de ator de grande sucesso. Nesta adaptação da peça do inglês Noël Coward para o contexto português no início dos anos 40, Garry Essendine passa a chamar-se Guilherme Andrade e é uma estrela dos palcos prestes a partir numa digressão por África. O Amor É Tão Simples é uma comédia de costumes que envolve uma jovem aspirante a atriz, um jovem aspirante a dramaturgo e uma jovem mulher de um dos sócios da empresa do protagonista – todos apaixonados pelo senhor Andrade. Não é por acaso que a personagem principal, à volta da qual tudo gira, é interpretada por Diogo Infante que, diretor do Teatro da Trindade e encenador desta peça. É como se Infante interpretasse não apenas Essendine mas também Coward e a si próprio, numa sobreposição de personae.

O espetáculo passa-se no salão faustoso da casa de Guilherme Andrade. Um holofote começa por iluminar uma fotografia sua emoldurada na parede. A fascinada número um – a jovem aspirante a atriz – entra em cena, de pijama. Chegam, depois, a governanta russa, o mordomo e a secretária do senhor Andrade. Nenhum fica surpreendido por ver ali a jovem, é apenas mais um percalço de que têm de se livrar. Homem de meia-idade, Guilherme Andrade é uma diva que deambula entre a insuportabilidade dos sinais do seu envelhecimento e a consciência da atitude em relação a essa questão que se exige a um homem do seu calibre. “Eu nunca hei de usar capachinho!”, diz à secretária.
Sócio de uma empresa que monta os espetáculos que protagoniza em palco, Guilherme tem na ex-mulher, outra das sócias, uma aliada, que o encara como um filho de quem tem de tomar conta para o negócio não descarrilar. A coisa complica-se porque, além de ter à perna a jovem atriz e o dramaturgo, o protagonista envolve-se com a mulher de um dos sócios que, por sua vez, já era amante do seu encenador…
O Amor É Tão Simples > Teatro da Trindade > R. Nova da Trindade, 9, Lisboa > T. 21 342 0000 > até 3 abr, qua-sáb 21h, dom 16h30 > €14-€20