As galerias, os museus, teatros e outras instituições culturais continuam de portas fechadas, mas nem por isso deixam de procurar novas formas de chegar às pessoas, em casa. À falta de cor e beleza no momento atual, a Ó! Galeria, no Porto e em Lisboa, decidiu dar palco aos ilustradores e criou o Takeover: até 31 de maio, um conjunto de artistas vai tomar conta e gerir as redes sociais da galeria dedicada à ilustração, com total liberdade. “Estes projetos, que estão à margem e não são prioritários, sem apoio não vão sobreviver”, avisa Ema Ribeiro, da Ó! Galeria. Assim, e durante três dias consecutivos, cada ilustrador terá oportunidade de mostrar os seus trabalhos, processos de criação e até o seu atelier.
Paralelamente, pediu-se a convidados que selecionassem as suas ilustrações favoritas, disponíveis no site da Ó! Galeria. Nesta quinta, 9, a compositora e rapper Capicua será curadora da exposição Mulheres, com inauguração marcada nas stories do Instagram da galeria. Também a jornalista Amanda Ribeiro e a agente Inês Mendes da Silva serão curadoras, por um dia: “São clientes da galeria que nos permitem chegar a outros públicos”, refere Ema Ribeiro.
No Facebook e no Instagram da Ó! Galeria, prossegue o Takeover dos ilustradores. Depois das stories realizadas por Catarina Gomes à volta de livros e atividades para crianças; de Mariana, a miserável ter traçado um roteiro animado sobre os dias que se seguirão ao confinamento social, e de Ana Bustelo ter revelado o seu processo de trabalho, seguem-se outros artistas. É o caso de Helena Perez Garcia, Hélia Aluai, Tina Siuda, Elsa Klever, e a dupla Bina Tangerina e Marcos Martos. Todos os participantes, refira-se, fazem parte do universo de mais de 80 artistas representados pela Ó! Galeria.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/04/OGaleria-3-1528x1080.jpg)
Cada um poderá optar por mostrar trabalhos novos, tal como aconteceria numa exposição, organizar uma retrospetiva ou explorar as novas plataformas digitais. “Eles são livres para fazer as abordagens que entenderem, para dar visibilidade ao trabalho e interagirem com o público”, sublinha Ema Ribeiro. Criativos e originais, seja a usar pincéis, lápis, recortes e formas, seja através de ferramentas digitais, estes ilustradores tornam estes dias bem mais coloridos.
Ó! Galeria > www.facebook.com/Ó-Galeria > www.instagram.com/ogaleria/