Um barco com refugiados aventura-se no mar e tenta, desesperadamente, agarrar-se a um sino gigante com o símbolo da Europa. O desenho da iraniana Mahboobeh Pakdel, Emigration, vencedor do Grande Prémio do 18.º Porto Cartoon-World Festival, a primeira mulher a vencer o concurso organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no Porto, atrairá os nossos olhares, mas há muitos outros. O Irão foi, aliás, o país que enviou um maior número de cartoons. O que, para Luís Humberto Marcos, diretor do museu, mostra que os artistas “estão a expressar-se lá fora, o que não podem fazer dentro de portas”. “Quando se põe o grande sino europeu a sobrepor-se à barbárie, mostra-se que há uma esperança”, salienta, em relação ao cartoon vencedor, que considera ter “um humor negro, uma mensagem forte e uma dimensão plástica significativa”.
São cerca de mil cartoons, sob o tema Entendimento Global, no maior festival de sempre, que se estende ao Porto (onde se expõe a maioria), Matosinhos, Gondomar e Maia. O segundo prémio foi entregue a Muhittin Koroglu (Turquia), os terceiros prémios ex-aequo a Pantu (França), caricaturista do Le Monde, e Mihai Ignat (Roménia). A qualidade elevada dos trabalhos levou o júri a atribuir 19 menções honrosas a artistas de diferentes países: além de Portugal (Santiago, Vasco Gargalo e Pedro Pinto), Bélgica, Brasil, Croácia, Espanha, França, Irão, Polónia, Roménia e Rússia. Os dois prémios especiais de caricatura homenagearam Charlie Chaplin (Cau Gomez, do Brasil, foi o vencedor) e a modelo internacional Sara Sampaio (ganho pelo italiano Marzio L. Mariani), cujos trabalhos podem ser vistos na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.
Porto Cartoon > Museu Nacional da Imprensa > Estrada Nacional 108, 206, Porto > T. 22 530 4966 > seg-dom 15h-20h > €2 > Biblioteca Municipal Florbela Espanca > R. Alfredo Cunha, Matosinhos > T. 22 939 0950 > até 16 jul, seg-sex 9h30-19h, sab 10h-13h