Surgiu em 2012, sob a asa protetora do homólogo espanhol, que desde há década e meia se realiza em Barcelona e a exemplo do irmão mais velho, também a edição portuguesa se tornou numa referência, a nível internacional, para os fãs de música alternativa. Pelo quinto ano consecutivo, o Primavera Sound volta a apresentar um cartaz à altura dos seus pergaminhos, com mais de 50 concertos distribuídos por quatro palcos – Nos, Super Bock, ATP e Pitchforkmedia. Já esta quinta, 9, numa noite que funciona sempre como uma espécie de aquecimento para os dois dias seguintes, apenas com dois palcos a funcionar, irão passar pelo Parque da Cidade Animal Collective, Deerhunter, Julia Holter, Parquet Courts, Sensible Soccers, Sigur Rós, U.S. Girls e Wild Nothing, num alinhamento bem representativo do espírito deste festival, que cruza diversos estilos e períodos musicais do universo alternativo.
É no entanto para sexta, 10, que estão reservados dois dos concertos mais aguardados da edição deste ano, o da britânica PJ Harvey e o do veterano músico americano Brian Wilson – o membro fundador dos Beach Boys vai apresentar, na íntegra, o histórico álbum Pet Sounds, editado há precisamente 50 anos. Isto numa noite em que também irão atuar Cass McCombs, Beach House, Destroyer e Savages ou ainda três icónicos grupos do rock independente dos anos 90: Dinosaur JR., Tortoise e Mudhoney. No último dia, sábado, 11, e para além de nomes como Titus Andronicus, Explosions in the Sky ou Ty Segall, as atenções estarão todas viradas para o duo francês Air, autores de discos como Moon Safari ou a banda sonora de The Virgin Suicides, que na viragem do século reinventaram por completo o conceito de música eletrónica.
Para além de voltar a contar com alguns dos petiscos mais carismáticos da cidade do Porto, o Primavera Sound vai estrear este ano uma zona dedicada em exclusivo à street food, onde se destacam, entre outras propostas, as pizzas do Hand Go, a comida mexicana do La Catrina, as sanduíches do Vira Lata ou os gelados artesanais dos Gelados de Portugal.
Primavera Sound > Parque da Cidade, Porto > 9 a 11 jun, qui a sáb 17h55 > €55 (bilhete diário)