Saudades de Downton Abbey? Não podemos assegurar que Jamestown seja tão boa quanto essa série de época que acabou no final de 2015. Mas, pelo menos, garantimos que tem a mesma assinatura na produção e isso já deverá ser sinónimo de qualidade. A trama, dividida em oito episódios, também se passa noutros tempos, bem mais atrás, quando os ingleses se lançaram na colonização dos Estados Unidos da América, em 1607, criando o primeiro assentamento nas margens do rio James, no atual Estado de Virgínia. Quanto ao texto, que nos conta esta história fictícia, mas apoiada na realidade, pertence ao escritor e jornalista britânico Bill Gallagher.
É nessa terra algo inóspita, escolhida para os colonos porque não era habitada por índios e batizada de Jamestown, que se desenrola o enredo da minissérie épica da Fox Life, estreada em maio na Sky, e que finalmente chega aos ecrãs portugueses.
Depois dos primeiros colonos passarem por sérias dificuldades de integração no novo ambiente, e do projeto colonizador estar até em risco de acabar, recebem um novo alento com a chegada de um governador (representado por Jason Flemyng). A sua presença passa a ser determinante, claro, assim como a carta que concede terras aos mais leais, mas as pessoas que viajam com ele no barco marcarão para sempre a diferença naquele lugar. Falamos das 90 mulheres que lá desembarcam com a missão de casar com alguns dos colonos e dessa forma assegurarem a continuidade de Jamestown (hoje em ruínas, por sinal). Para trás ficam as histórias delas, enterradas em Inglaterra. À sua frente, todo um mundo de possibilidades na terra prometida.
A série centra-se nas experiências de três destas mulheres: Jocelyn (Naomi Battrick), Alice (Sophie Rundle) e Verity (Niamh Walsh). Sem querermos ser spoilers, acrescentamos apenas que as coisas não vão correr tão de feição como elas esperavam quando largaram a vida em Inglaterra a fim de ajudar a colonizar aquele pedaço de terra americana. Para saber mais do que isso, só vendo, e é já a partir da próxima semana.
Jamestown > Fox Life > estreia 10 jul, seg 22h20