Há uma cidade desconhecida aos olhos da maioria. Por mais vezes que se percorram as ruas, se cruzem as margens e se atravesse o rio Douro, não se imagina os lugares e as histórias por contar.
Na serra do Pilar, junto à Ponte Luís I, em Vila Nova de Gaia, encontra-se o Instituto Geofísico, sob a tutela da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (IGUP). A estação sísmica, construída em 1962 e financiada pelo governo dos EUA, está agora aberta, nas tardes de sábado, a visitas guiadas organizadas pela empresa Porto Secret Spots.
Além de ser o único sítio onde se podem ver as seis pontes sobre o Douro, o “bunker norte-americano”, como lhe chamam, surgiu a pretexto de um estudo sísmico ao nível mundial, mas, no contexto da Guerra Fria, o verdadeiro objetivo era “controlar os ensaios nucleares da União Soviética”, diz Helena Sant’Ovaia, diretora do IGUP. Integrava um conjunto de mais de uma centena de estações pelo mundo fora, em que se registavam, em três sensores analógicos, as explosões e todos os episódios sísmicos do planeta.
A “grande mentira norte-americana” permitiu criar “a primeira rede sísmica com caráter mundial”, sublinha. Seis décadas depois, o registo continua a ser feito, mas no computador.
Ainda em Vila Nova de Gaia, no monte da Virgem, a Porto Secret Spots leva-nos à descoberta do Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros (OAPMB). É aqui que fica o Círculo Meridiano de Espelho, um curioso e raro equipamento. Há apenas mais dois no mundo, um em Otava, Canadá, e outro em São Petersburgo, Rússia.
Na verdade, este é “o único bem preservado”, afirma José Luís Santos, responsável pelo OAPMB. Instalado numa construção semicilíndrica, datada de 1957 e restaurada em 2010, acompanha com precisão a passagem de estrelas, registada pelos telescópios para fixar a hora exata. As visitas são guiadas por estudantes de Geologia e Física, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e duram cerca de 50 minutos.
Instituto Geofísico da Universidade do Porto > R. Rodrigues de Freitas, 418, Vila Nova de Gaia > Observatório Astronómico de Gaia > Al. do Monte da Virgem, Vila Nova de Gaia > T. 93 308 8331 > sáb 15h, 16h30 > €12 cada > portosecretspots