1. United Fashion Lisboa
A coleção Deadstock 2020 de Archie Dickens é feita a partir de materiais já existentes no seu estúdio ou em sua casa, e as malhas de Lina Maria são confecionadas a partir de fio desperdiçado. Estes designers integram o grupo de 15 jovens europeus do projeto United Fashion, que se apresenta, pela primeira vez, na ModaLisboa. Nesta quinta, 5, mostram as suas propostas nos Paços do Concelho, a partir das 21 horas. No dia seguinte, as suas coleções vão estar à venda na loja Pop-Up no Mercado de Santa Clara, onde também marcam presença designers que participam na semana de moda.
2. Reciclar roupa
Tem roupa e calçado que já não quer e não sabe o que lhes fazer? Leve-os consigo para a ModaLisboa e deposite-os nos três contentores da Associação Humana – personalizados pelos artistas Rita Ravasco, Gonçalo MAR e RAF – que estão à entrada do edifício das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército.
3. Wonder Room
Seja um casaco ou uma t-shirt, tudo o que está à venda na loja Pop-Up da ModaLisboa é português e sustentável. Uma seleção de 25 marcas, entre as quais a Alguidar, a Marc Mau, a Paparina e a Wayz for Life, mostra as suas coleções feitas a partir de materiais reciclados, como plástico recolhido no oceano, ou de fibras naturais, como o algodão, a seda e o bambu, trabalhados com técnicas manuais tradicionais.
4. Coleções
Entre as 24 coleções outono/inverno 2020/21 que vão ser apresentadas na passerelle principal, nas Oficinas Gerais, há verdadeiros manifestos. O designer Nuno Gama alerta para as dragagens no rio Sado, com criações em azul-marinho, azul Sado e branco, e matérias-primas naturais; a coleção de Duarte utiliza um estampado com cinco animais em extinção nos Himalaias; e Cêlá apela à proteção dos corais através da utilização de tecidos em fim de vida.
5. Lounge sustentável
A entrada na ModaLisboa, que se associa à iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, faz–se por um lounge onde decorrem iniciativas ligadas à sustentabilidade. A Associação Natureza Portugal|World Wide Fund for Nature (ANP|WWF), por exemplo, vai sensibilizar o público para o preço real da roupa com um aquário com 2 700 litros de água, a quantidade necessária para fazer uma t-shirt.
6. Resort verde
O Jardim das Oliveiras, nas Oficinas Gerais, transforma-se por estes dias no Resort, a área social da ModaLisboa, com espreguiçadeiras produzidas com plástico reciclado, luminárias que otimizam o uso energético, ecopontos e bebedouros com água da torneira (no recinto, não se vendem garrafas de plástico). A zona das comidas terá um estrado feito a partir de pneus reciclados.
7. Conversas
Entre sexta, 6, e domingo, 8, um painel de especialistas debate o futuro da moda, numa maratona de reflexão que se estreia na plataforma de conversas da ModaLisboa. O calendário de Fast-Talks, abertas ao público, começa nesta quinta, 5, com vários debates sobre a sustentabilidade do processo produtivo, ambientes de trabalho igualitários e inclusivos ou como podemos consumir melhor.