Os rumores vinham de longe, acalentados pelo crescimento expressivo do turismo no Porto. De repente, à boleia da reabilitação de edifícios históricos e aproveitando o embalo do Natal, quatro novas lojas de luxo abriram na Avenida dos Aliados – e na contígua Praça da Liberdade –, em dezembro. No edifício Aliados 107 – construído em 1930 e projetado pelos arquitetos Rogério de Azevedo e Baltazar de Castro, onde funcionou o jornal O Comércio do Porto –, a Boutique dos Relógios Plus, a Tod’s e a Burberry (as duas últimas, do grupo Brodheim) concertaram timings para ali se ancorarem. “Aspirávamos ter uma presença glamorosa no Porto e sozinhos não criaríamos o efeito pretendido”, diz David Kolinski, representante da multimarca de alta relojoaria e joalharia. Fátima Mendes, há 40 anos a trabalhar com alta-costura, ocupou uma loja pertencente à cadeia hoteleira francesa Maison Albar: “Há muitos anos que falávamos nos Aliados; este foi o momento certo para avançar.” No caso da David Rosas, a abertura da loja foi o último passo da recuperação do prédio onde estava a antiga Casa Navarro. “O centro histórico do Porto tem potencial para acolher este mercado de luxo”, acredita Sandra Rosas.
Os primeiros a chegar aos Aliados foram os hotéis de cinco estrelas. Em 2011, o Intercontinental ocupou o Palácio das Cardosas, edifício do século XVIII, no lado oposto à Câmara Municipal do Porto. A chamar a atenção de quem passa está o Astória, atualmente com o chefe Paulo Leite aos comandos da cozinha, com uma ementa de autor nas salas do restaurante e outra, mais descontraída, no terraço. O hotel conta ainda com dois pequenos pontos de venda da Alcino (ourivesaria) e da Marcolino (relojoaria). No final de 2018, foi a vez de abrir o Monumental Palace Hotel, pertencente à Maison Albar, depois da reabilitação da fachada neogótica e dos interiores entre os estilos art nouveau e art déco, projetados pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá, em 1923. Também aí, os olhares incidem sobre o Monumental Café, de janelas amplas viradas para os Aliados, a seguir o modelo de uma brasserie, e o restaurante de alta-cozinha Le Monument, liderado pelo chefe francês Julien Montbabut.
De seguida, vieram as lojas. A Fashion Clinic instalou-se logo em 2014, no Palácio das Cardosas, e, hoje, concentra aí referências da moda internacional para homem (a loja da Boavista está reservada para as senhoras). No caso de Fátima Mendes, a chegada aos Aliados, após 21 anos na zona do Avis, onde conquistou uma clientela fiel, foi “a concretização de um sonho”. E a loja, com montra e escadaria imponente, está à altura de marcas como a Valentino, a Céline e a Dolce & Gabbana. Uns números abaixo, o luxo é outro.
Para a Tod’s, conhecida pela produção artesanal made in Italy, estava na hora de dar resposta “aos clientes fidelizados do Norte, que procuravam a qualidade e a rentabilidade dos artigos da marca, pela sua durabilidade”, diz Fábio Savelha, o gerente. Nas prateleiras, há diferentes modelos de calçado e acessórios, destacando-se os gommini, os mocassins (para homem e senhora) que são os seus maiores sucessos de vendas. Para o início de março, está prevista a abertura da Burberry, numa loja de dois pisos que espelhará o arrojo de Riccardo Tisci, o novo diretor criativo, como conta Ana Pinho, do grupo Brodheim, representante da marca britânica em Portugal.
No que diz respeito à alta relojoaria e joalharia, as atenções dividem-se. Num prédio do século XVIII revestido a azulejos amarelos e brancos, com varandas de ferro forjado, pintadas de verde, a David Rosas trabalha, além das marcas próprias de joalharia (uma tradição seguida por cinco gerações da família), referências como a Rolex, Vacheron Constantin, Chopard, Chaumet e Panerai (esta última, com entrada própria).
Já no edifício Aliados 107, com fachada em granito, a Boutique dos Relógios Plus reúne marcas como Breguet, Bvlgari, Omega, Cartier, Blancpain ou IWC Schaffhausen, com alguns modelos de edição limitada. Brevemente, deverá ficar concluído o piso inferior da loja, onde estará permanentemente um relojoeiro a atender a qualquer curiosidade ou pedido. Os clientes têm ainda à disposição um bar, com uma seleção de bebidas, queijos e doces de consumo livre. Porque, aqui, sublinha David Kolinski, “o luxo quer-se envolvente e não intimidante”.
MORADAS
Fátima Mendes > Av. dos Aliados, 179, Porto > 92 590 0937 > seg-sáb 10h-19h
Monumental Palace Hotel > Av. dos Aliados, 151, Porto > T. 22 766 2410
Hotel Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas > Pç. da Liberdade, 25, Porto > T. 22 003 5639
David Rosas > Pç. da Liberdade, 50, Porto > T. 22 766 2740 > seg-sáb 10h-19h
Fashion Clinic > Palácio das Cardosas, Pç da Liberdade, 39, Porto > T. 22 766 00 00 > seg-dom 10h-19h30
Tod’s > Av. dos Aliados, 107, Porto > 91 228 4821 > seg-dom 10h-20h
Boutique dos Relógios Plus > Av. dos Aliados, 127, Porto > seg-dom 10h-19h