1. Arte Urbana
Viseu ganhará 11 intervenções artísticas (a juntar às 28 existentes), assinadas por artistas locais (Ana Seia de Matos, Ergo Bandits, Juliana Ferreira e Carlos Sousa), nacionais (DRAW & Contra, Godmess, Glam, Halfstudio, Nuno Pimenta e Nuno Palha AKA Third) e pelo argentino Eduardo Relero, autor de uma pintura 3D numa das portas da Feira de São Mateus. As obras estão espalhadas pelo centro da cidade e por cinco freguesias das redondezas (Abraveses, Bodiosa, Santo-Êvos, Mundão e Calde), e haverá passeios de jipe, comboio, bicicleta e tuk-tuk para conhecer o roteiro.
2. Mural de azulejo
A memória popular e a etnografia são os temas desta edição do festival, no ano em que Viseu é Cidade Europeia do Folclore. Caberá à dupla portuense DRAW & Contra a criação de um mural de azulejo, com mais de 1 100 peças, junto ao edifício da PSP, numa parceria com o Centro de Artes e Ofícios de Ovar.
3. Concertos
Pelo Mercado 2 de Maio passa, nesta quinta, 17, a dupla viseense Gallo Cant’Às Duas, com a sua música exótica e psicadélica. Nas restantes noites, soarão vozes femininas, com muita atitude: Da Chick, na sexta, 18, e Capicua, no sábado, 19. Ambos os concertos estão marcados para as 22h, na Fonte das 3 Bicas. Os fins de tarde e as noites contarão também com dj sets de Fernando Alvim e Ary Rock, entre outros.
4. À prova de crianças
O programa não esqueceu os miúdos. No Espaço Dão Petiz irão realizar-se várias oficinas: de criação em papel, de construção de marionetas com material reciclado e de pinturas com aguarelas. No sábado, 19, às 15h, decorrerá o espetáculo infantil Quiquiriqui.
5. Vinhos e petiscos
O festival terá, no Mercado 2 de Maio, uma zona dedicada aos vinhos do Dão, o Entre Aduelas, que contará com a presença de enólogos e produtores da região. Além de um wine bar com cocktails e vinhos a copo, ali vão decorrer workshops e provas (ao final da tarde). Foi também criada uma praça de alimentação com “comida de rua”, onde não faltará uma esplanada.
6. Conhecer o ofício
O contacto dos artistas com o público é promovido por Tons da Primavera em conversas sobre arte urbana e ainda em workshops para todas as idades, conduzidos pelos artistas, nomeadamente DRAW (o curador do festival) e Godmess, com estilos e técnicas muito distintos.
7. Produtos locais
As empresas locais também foram convidadas a apresentarem os seus produtos, no Mercado 2 de Maio. A Amor Luso, com uma linha de cosmética e de aromas para o lar, ensinará alguns segredos numa oficina, assim como a Sortido Flash, conhecida pelas almofadas com enchimento de grão de trigo. O Centropontoarte, um atelier de artes gráficas, terá uma oficina de gravura para crianças.
Tons da Primavera > Viseu > 17-20 mai, qui-dom > T. 927 996 607 > grátis