![SEA LIFE Porto (4).jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/9334611SEA-LIFE-Porto-4.jpg)
Rui Pedro Oliveira
“Mas do que é que eu estava a falar?”. É a pergunta que mais ouvimos de Dory, a peixe azul com barbatana amarela, a melhor amiga de Nemo, que estava sempre a perder a memória. Lembra-se? É ela, agora, a protagonista do novo filme da Disney (À Procura de Dory, estreado esta semana nos cinemas) e será ela também a mentora de várias atividades no Sea Life Porto, estrutura da Merlin Entertainments com 31 aquários, que, em parceria com a Disney, vai aproveitar a estreia da sequela de À Procura de Nemo para sensibilizar para a proteção das espécies marinhas.
Ana Ferreira salienta que Dory, ou melhor, o peixe-cirurgião-patela, não é uma espécie em vias de extinção, embora necessite “de muitos cuidados com a alimentação e água”. A bióloga do Sea Life chama ainda a atenção para o facto de não poder vir a ser comprado de forma massiva como aconteceu com o peixe-palhaço. Até meados de julho, através de jogos e ateliês de pintura, as crianças que visitem o mega aquário do Porto vão aprender muitas coisas sobre a vivência desta espécie (que se alimenta de algas e vive nas águas quentes do Oceano Pacífico) e de outros “personagens” do filme, nomeadamente, o Sr. Raia (as raias), o Curto (a tartaruga) e, claro, o Nemo (peixe-palhaço). Dory, por exemplo, tem uma barbatana caudal semelhante ao bisturi de um cirurgião, de modo a defender-se do perigo, o que explica o seu nome: peixe-cirurgião-patela. Peixe quê?, perguntaria Dory. Mas, bom, não estamos no cinema.
Sealife > 1ª Rua Particular do Castelo do Queijo, Porto > T. 22 609 0400 > até 17 jul, seg-sex 10h-18h, sáb-dom 10h-19h > €9 a €13