Ainda sob o ar fresco da manhã, abrimos as janelas do quarto e vamos à varanda. Respira-se ar puro. A serra da Estrela observa-se ao longe, mas em Nelas, entre Viseu e Seia, o maciço central parece estar ali mesmo à mão de semear. E está! Serão precisos pouco mais de 50 quilómetros até se atingir o ponto mais alto de Portugal Continental. Foi, aliás, esta “envolvente paisagística” e a “localização estratégica” que encantaram o casal Silvana Marques e João Figueiredo, administradores deste hotel de quatro estrelas, aberto neste verão, no coração da região vitivinícola do Dão.
“O nome Puro remete para a serenidade e o minimalismo. Queremos que os hóspedes deixem os problemas, o fato e a gravata lá fora”, aponta Silvana, engenheira civil. Não será difícil. A lareira acesa na sala de estar comum convida ao ócio, sentados nos sofás em couro, a olhar para a janela rasgada de alto a baixo com vista para a serra. A mesma vista têm os 50 quartos e seis suítes (uma delas com jacúzi na varanda), com encostos de cama em couro, traves de madeira reaproveitas – muitas encontradas nas ruínas do edifício – e betão, tal como a restante decoração do hotel, da responsabilidade do atelier de arquitetos e designers Artspazios.
A cereja em cima do bolo deste dolce far niente é o spa, com piscina interior aquecida, que se liga à exterior (sempre com a serra no horizonte), e as massagens de relaxamento, algumas feitas com azeite biológico da região. Sobre este pequeno oásis, falta falar do pequeno-almoço. Sem esquecer o vinho e a gastronomia no restaurante Tertúlia (ver coluna), entre outros mimos, o sumo de laranja e a marmelada vêm dos frutos do pomar do hotel, o requeijão e o queijo são, naturalmente, de ovelha de raça bordaleira serra da Estrela. É um hotel “simples, natural, puro e confortável”, resume Silvana. E nós subscrevemos.
Puro Dão Hotel & Spa > R. do Mondego, Lote 9, Nelas, Viseu > T. 232 245 777/96 821 2158 > a partir €100
Sabores da região: Tertúlia
Integrado no Puro Dão, o Tertúlia é mais do que um restaurante de hotel. “É um restaurante com sala aberta para a região”, resume Henrique Ferreira, 38 anos, responsável pela cozinha, que, antes de rumar a Nelas, passou pelo Tasca da Esquina, de Vítor Sobral, em Lisboa, e esteve no grupo Global Wines, durante mais de uma década. Na ementa do Tertúlia destacam-se os pastéis de massa tenra (receita da bisavó do chefe, que é natural de Santar), os tachinhos de arroz malandrinho de míscaros ou de robalo e camarão, o cabrito grelhado e a aba de vitela assada à moda de Lafões (domingos ao almoço). Para sobremesa, há requeijão serra da Estrela, com gel de abóbora e lima, ou maçã bravo-de-esmolfe em parfait. O restaurante tem uma garrafeira com mais de 300 referências de vinho, em grande maioria da região do Dão. T. 91 300 8170 > seg-sáb 12h30-15h30, 19h30-22h, dom 12h30-15h