Subindo as escadas, somos acompanhados pelas coloridas e, digamos, sugestivas personagens pintadas pelo ilustrador Nuno Saraiva. Aí, veem-se mulheres em várias posições, ora despidas ora seminuas, mas também cavalheiros de fato e chapéu. Denuncia-se a vida boémia deste antigo bordel, que, após um período de decadência e de abandono, renasceu com a abertura, em 2011, da Pensão Amor.
Passamos pelo bar e continuamos até ao segundo piso, onde uma porta envidraçada revela o novo Madam’s Lodge. Tem 22 quartos com diferentes decorações e dimensões, distribuídos por quatro andares, e com nomes como Fantasias de Lisboa, Tesouros da Madame ou Esquinas Especiais. Convém avisar, desde já, que é um hotel para maiores de 16 anos.
A ideia deste projeto surgiu durante a pesquisa, iniciada em 2017, para a peça Alice no País dos Bordéis, escrita por Roger Mor, baseada em bibliografia e relatos orais, apresentada na Pensão Amor. “Nessa altura, percebemos que havia inúmeras histórias secretas por revelar. Partindo dessa recolha, criámos um conceito em que o desafio é perceber onde acaba a realidade e começa a ficção”, explica Roger Mor, autor da narrativa do Madam’s Lodge.
Abrimos a porta do quarto número 34, pertencente à personagem fictícia Misaki (Linda Flor), perita na cerimónia do chá e no ensino de shodō (caligrafia japonesa). Há um varão junto à janela, uma cama em tamanho XXL (a lembrar-nos de que estamos num quarto triplo), uma bola de espelhos e, na casa de banho, os azulejos apresentam desenhos eróticos. Junto à cabeceira da cama, encontra-se um cesto com artigos que apelam a prazeres vários (chicote, lubrificante, vibradores…).
Deambulando por entre poltronas de veludo, alcatifa, banheira de pés e candelabros, quase nos esquecemos de que estamos na movimentada Rua Cor de Rosa, até porque, do alto deste quarto andar, pouco ou nada se ouve.
Madam’s Lodge > R. Nova do Carvalho, 38, Lisboa > T. 21 314 3399 > a partir €150 > pensaoamor.com
Aqui à volta
A movida do Cais do Sodré
Lupita À hora do almoço e do jantar, é um entra-e-sai de gente nesta casa de pizzas de fermentação natural, feitas no momento, no forno elétrico. Na ementa, com 11 receitas, destacam-se a Pepperoni, a mais pedida, com um toque picante e finalizada com mel, e a Ananás, a mais surpreendente. Tv. do Carvalho, 37 > T. 93 500 2182 > seg-dom 12h-15h, 18h-23h30
Davvero Bar Gelato Ao rol de sabores juntam-se os gelados alcoólicos, feitos com vodka e ginjinha, por exemplo, servidos em cocktails e shots, para beber noite fora. R. Nova do Carvalho, 81 > seg-qui, dom 12h-2h, sex-sáb 12h-3h
Amaru Inspirado na comida de rua peruana, aposta em receitas autênticas, como os ceviches e os tiraditos, confecionados com peixe fresco. R. de São Paulo, 204 > T. 91 837 3210 > seg-dom 16h-1h