A Stellantis, o segundo maior construtor de automóveis europeu, e o fabricante chinês de carros elétricos Leapmotor, criaram uma joint-venture, a Leapmotor International, que permitirá ao grupo europeu vender os veículos desta marca em todos os mercados mundiais com excepção da China.
O acordo foi anunciado esta terça-feira, em Zhengzhou, a capital da província chinesa Henan, numa conferência de imprensa que juntou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares e o presidente da Leapmotor, Jiangming Zhu.
“Aproveitando a nossa presença global, em breve teremos a possibilidade de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos, centrados na tecnologia, e com preços competitivos que irão superar as expectativas do mercado”, disse Carlos Tavares.
Para o gestor português esta acordo é “um passo em frente para combater o problema do aquecimento global com a oferta de modelos totalmente elétricos que irão competir com outras marcas chinesas” já existentes em mercados-chave em vários pontos do globo.
Para Jiangming Zhu esta parceria irá abrir um “novo capítulo” na integração global da indústria chinesa de veículos elétricos”.
“Com as tecnologias inovadoras da Leapmotor e o apoio da Stellantis em termos de rede de distriuição, serviços internacionais e de marketing, poderemos oferecer os nossos produtos em todo o mundo. Acreditamos que esta parceria será um catalizador para se tornar uma marca de veículso elétricos reconhecida internacionalmente”, acrescentou o gestor chinês.
A Leapmotor produz atualmente dois modelos elétricos, o citadino T03, com uma autonomia de 265 km, e o familiar C10, que consegue percorrer 420 km com uma só carga de bateria. A empresa chinesa prevê lançar mais quatro modelos até ao final de 2027.
As vendas destes veículos no mercado europeu irao começar em setembro em nove países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Bélgica, Grécia, Países Baixos e Roménia.
Numa fase posterior, a Leapmotor International irá estender as suas atividades a outras regiões, como a América do Sul, Médio Oriente, África e Ásia/Pacífico.
Em outubro do ano passado, a Stellantis comprou 20% do capital da Leapmotors, num negócio que envolveu €1,5 mil milhões.