A Amazon Web Services (AWS) escolheu Bradenburgo, na Alemanha, como a região onde vai instalar os seus servidores cloud na Europa, até ao final de 2025. O projeto prevê um investimento total de 7,8 mil milhões de dólares, numa altura em que a AWS pretende endereçar os temas de maior segurança e de residência dos dados no ‘velho continente’.
Esta ‘cloud soberana’ vai assentar numa infraestrutura integralmente europeia e vai operar de forma independente face às outras regiões de clouds, garantindo a empresa que apenas os residentes na União Europeia e os funcionários europeus terão acesso aos sistemas, noticia o The Next Web. Os principais ‘clientes’ destes servidores vão ser do setor público europeu e empresas que operem em indústrias altamente reguladas, com elevados requisitos de autonomia e residência dos dados.
A AWS espera que este investimento traga mais 17,2 mil milhões de euros para o PIB alemão até 2040, prevendo necessitar de 2800 postos de empregos por ano para manter esta estrutura.
Recorde-se que Google e Microsoft já optaram por lançar as suas próprias ‘clouds soberanas’, numa altura em que o regulador europeu coloca cada vez mais questões relacionadas com o tratamento e armazenamento de dados.