Uma longa viagem ao Sudeste Asiático e à Oceânia transformou a vida de André Gomes e Mariana Oliveira, 39 e 40 anos. Durante cinco meses, interromperam os empregos como comercial e professora, optando por ficar sempre alojados no sistema de house sitting, ou seja, durante a ausência dos proprietários ficavam a tomar conta das suas casas, sem quaisquer custos. “Sensibilizou-nos a forma como as pessoas abriam as portas das suas casas e, no regresso a Portugal, pensámos que gostaríamos de criar algo semelhante”, recordam.
A estação de comboios de Esmoriz, cujo primeiro piso estava abandonado, apresentou-se como o lugar ideal para acolher outros viajantes. “Tínhamos a consciência de que não podíamos estar sempre a viajar… Esta é uma forma de conhecer outras culturas e formas de estar, tendo um sítio o mais convidativo possível para essas partilhas”, conta Mariana.
Após obras de restauro, a Cork Train Station abriu portas a 8 de julho, no 157º aniversário da estação, com a pandemia a obrigar a uma adaptação dos espaços. “Já queríamos uma decoração despojada e, nesta altura, acreditamos ser a melhor solução”, acrescenta Mariana. Escolhida por ser um material característico de Portugal, a cortiça é o fio condutor, utilizada não só como isolamento térmico e sonoro (essencial para os comboios passarem despercebidos), mas em painéis decorativos e mobiliário.
Dos quatro quartos, ligados por um longo corredor semelhante a uma carruagem, três estão disponíveis, todos com casa de banho privativa e uma pequena sala à entrada. Há ainda uma cozinha equipada e uma sala comum. Apesar de existirem códigos personalizados para garantir a entrada livre dos hóspedes, André e Mariana estão sempre presentes para qualquer aconselhamento. Das janelas, avista-se o passadiço da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (de oito quilómetros), a fazer a ligação com as praias. Visitas ao Parque Ambiental do Buçaquinho, em Esmoriz, batismos de voo no aeródromo de Paranhos ou passeios a cavalo são outras atividades possíveis. E, claro, o comboio está à porta, com ligações rápidas ao Porto e a Aveiro.

Cork Train Station > R. Cais da Estação, 1, Edifício da Estação, 1º Piso, Esmoriz > T. 91 976 8672 / 91 651 8558 > quarto duplo €75 (desconto para estadias superiores a quatro noites)