![_tvc7101.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/10/11865491_tvc7101.jpg)
Vasco Célio
Para os aventureiros, e porque a andar também se descansa, o nosso roteiro começa no Gerês e termina na Costa Vicentina, não sem antes passar pela serra da Lousã, onde há um parque biológico para explorar e um hotel para dormir embalado pelo som das corujas.
A pensar nos dias de descanso em família, elaborámos várias propostas de norte a sul do País, com sugestões de lazer e de alojamento de Trás-os-Montes ao Algarve. E há de tudo. Desde dormir numa casa da árvore, numa iurte semelhante às da Mongólia, num alojamento onde as crianças cozinham com os pais e um hotel onde não faltam atividades desportivas como as que propõe o Feel Viana, no areal da Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Um roteiro à prova de birras, portanto.
O crítico gastronómico da VISÃO Se7e, Manuel Gonçalves da Silva, traçou um roteiro pelas cozinhas dos restaurantes alentejanos. E se à ideia vêm logo uns espargos com ovos ou as migas com carne de porco frita, fale-se num robalo de mar ou nuns salmonetes frescos e bens grelhados, para logo apetecer rumar a São Torpes e sentar numa das mesas em frente ao mar do restaurante Arte & Sal.
Isoladas de tudo e de todos são as nossas sugestões para uma escapada a dois – a incluir um piquenique entre vinhas ou ver o anoitecer a 925 metros de altitude, na serra da Gardunha. Já a Casa dos Castelejos, na aldeia de Monte do Guerreiro, em Castro Verde, situada na parte mais alta de uma propriedade com mais de 400 hectares, é um miradouro para uma planície a perder de vista. Boa viagem.