A cor da fachada foi a primeira mudança percetível do Axis Ofir Beach Resort Hotel, com o amarelo de outros tempos a ser substituído por um tom terra, mais próximo do imenso areal que se avista das suas janelas. É também com uma paleta de cores suaves que se faz a reabilitação dos interiores deste histórico de quatro estrelas das praias do Norte, inaugurado em 1954. Um banho de mar, pinhal e areia atravessou os 191 quartos e renovou completamente a decoração e o mobiliário. Quase todos têm varanda, o que torna esta comunhão com a envolvente ainda mais harmoniosa.
Trazer esta unidade hoteleira para os padrões atuais de conforto foi o principal desafio. Nas áreas comuns, desafogadas, ainda há pormenores a acertar. Afinal, falamos de um edifício gigantesco, com quatro blocos que nasceram à medida que crescia o seu prestígio junto da elite do Norte. Na também imensa propriedade de 2800 metros de comprimento, paralela à praia de Ofir, cabem piscinas, campos de ténis, campo de futebol e parque infantil. Um delírio para as crianças, que contam ainda com um bowling e uma sala de jogos no interior. Talvez por esta razão, o Axis Ofir continua a receber, durante os meses de verão, um grupo fiel de famílias (sobretudo, portuguesas e espanholas), habituadas a reservar todos os anos os mesmos quartos. As 16 suítes juniores, com duas divisões e duas camas de casal, são especialmente concorridas.
Nesta estação do ano sente-se uma nova dinâmica no hotel. No restaurante Atlântico, ao jantar, e no Garden Bar, ao almoço, dominam os buffets, com várias saladas, acepipes e, pelo menos, três pratos quentes. Comida tradicional portuguesa, honesta e despretensiosa. À noite, um pianista toca antigas baladas no bar, para quem queira ficar pelo convívio dentro de portas (para outros ritmos, o bar Biba Ofir e a discoteca Pacha Ofir estão ali bem próximos).
Este foi o primeiro hotel adquirido pelo português (e de origem minhota) Grupo Axis, em 1997, que desde então teve um crescimento assinalável, posicionando-se em Ponte de Lima, Viana do Castelo, Porto, Póvoa de Varzim e Braga. Unidades muito distintas, desde edifícios de arquitetura arrojada a três estrelas vocacionados para o turismo de negócios. A expansão a sul, preveem, será o próximo desafio.
Axis Ofir Beach Resort Hotel > Av. Raul Sousa Martins, Fão, Esposende > T. 253 989 800 > a partir de €85