Experimental e versátil, a Clink é um lugar pensado para acomodar projetos, conteúdos, manifestações e mentes criativas ligados à arte e ao design. A entrada nesta loja e galeria, inaugurada em maio passado, faz-se pelo pátio arborizado que a liga ao Centro Comercial Bombarda e à cada vez mais dinâmica Rua do Rosário, no Porto. Ao todo, soma 300 metros quadrados, distribuídos entre o piso de entrada – onde está a loja de design, o cowork e atelier – e a cave, com a Stretch Box, área informal de exposições de arquitetura, design e artes experimentais, a digital room, ligada à realidade virtual, e a sala de reuniões.

“Queremos ligar, associar e interligar designers e criativos com as marcas e a indústria”, diz Brimet Silva, diretor e fundador da Clink, com Paulo André. Na verdade, não basta interagir e ligar, “é preciso fazer acontecer”, continua Brimet. Assim, numa “lógica global e holística”, a Clink organiza encontros, de carácter social, económico e cultural, numa única estrutura, sem que esta deixe de ser “um somatório de vivências e experiências”, para “usufruir da criatividade em toda a sua magnitude”.
Nesta visão integrada, a Clink irá estender-se ao pátio, uma espécie de galeria ao ar livre que será ocupada, de forma útil, por propostas temporárias de arquitetos e designers. Sofia Mourato, do Arquiteturas Film Festival Lisboa, assume a curadoria das sessões de cinema. Além do anuário sobre design português, Brimet e Paulo estão a ultimar um podcast direcionado à partilha artística, em que estarão as clink sessions, apresentações musicais, com curadoria de Marcus Amadeus, as talks e os documentários. “Será um só canal, com várias áreas alojadas”, explica.
Toni Grilo é o primeiro designer a ocupar a Stretch Box, com dez obras. Já na loja, as peças de Marco Sousa Santos e de Pedro Sottomayor partilham a atenção com marcas portuguesas como a Wewood, a Iduna e a Adico. É o cruzar da nova vaga com várias gerações de criadores.

Em breve, há de surgir um podcast, em que estarão disponíveis as clink sessions, apresentações musicais, com curadoria de Marcus Amadeus, conversas e documentários.
Clink > R. do Rosário, 84, Porto > T. 91 898 8888 > seg-sex 14h-20h, sáb 11h-20h > clink.pt