Um novo coletivo de mulheres empreendedoras. As palavras são de Margarida Sanchez, da B Simple, para definir a Brands for Good. De ambiente despojado, a loja, no Centro Comercial Bombarda, no Porto, é a casa comum de cinco marcas de moda sustentável, feitas em Portugal.
Penduradas ou alinhadas nas estantes, na mesa e na montra, estão peças de vestuário e de calçado, malas e brincos, com diferentes abordagens à questão ambiental. “O que nos une são os valores, sobretudo os da sustentabilidade e o modo de fazer bem, integrando a reutilização de materiais e o consumo responsável”, continua Margarida, que trocou a psicologia pela moda, onde procura “desenhar sem desperdício.”
Neste coletivo feminino, juntam-se a Zouri Shoes, marca de calçado que integra resíduos plásticos recolhidos na costa portuguesa, fundada por Adriana Mano; a Maria Maleta, com mochilas, carteiras e bolsas em pele natural, que podem ser usadas de várias formas, de Ana Neto e Daniela Marques; e a Elleonor, da designer Leonor Cunha, que, através do upcycling, dá nova forma e cor a materiais em fim de vida, desperdícios e peças selecionadas.
Na coleção da Maaris, de Iolanda Pereira, criada a partir de excedentes de outras marcas, desfilam vestidos, calças, saias e calções, em fibras naturais, para usar durante o ano inteiro. Já a B Simple, de Margarida Sanchez, lança uma coleção de roupa a cada seis meses, mas mantém algumas peças, como os macacões e as calças, de corte fluído, práticos para o dia a dia.
Todos os dias, uma das designers que integram este coletivo estará na loja para receber quem tiver curiosidade em conhecer a Brands for Good.
Brands for Good > Centro Comercial Bombarda > R. Miguel Bombarda, 285, Porto > seg-sex 11h-19h, sáb 11h-20h > www.instagram.com/brandsforgood.store