Os estudos mostram que o olfato é o sentido com memórias mais longas e resistentes, ligadas diretamente às emoções. Confiemos então na ciência e aceitemos o desafio da Yntenzo, a marca de perfumes artesanais lançada pela Nortempresa, a única fábrica de perfumes portuguesa à escala industrial, de Braga.
Nas lojas da Yntenzo já era possível fazer workshops de perfumaria, onde os clientes podiam criar a sua própria fragrância personalizada, ajudados por mestres perfumistas. O método é agora replicado no compositor de fragrâncias disponível no site da marca. A criação das fórmulas é relativamente simples, ainda que tenhamos de confiar na nossa memória olfativa. “A ferramenta que criamos é bastante intuitiva e acessível e permite, à distância de um clique, desenvolver uma fragrância única e totalmente personalizada”, afirma Daniel Vilaça, administrador da Yntenzo.
Um frasco de 100 ml fica por 72 euros. Aberta a página do compositor, primeiro, escolhe-se um nome e uma referência para o perfume. Depois, seleciona-se o núcleo de aromas com que mais nos identificamos. Estão divididos em quatro e cada um tem uma explicação detalhada: frutado, o mais feminino, com fragrâncias mais suaves e doces; amadeirado, o mais intenso, comum em perfumes masculinos, com fragrâncias mais corpulentas, marcantes, quentes e fortes; floral, o mais delicado, que resulta em perfumes clássicos, tradicionais; e marinho, o mais fresco e leve, onde é percetível “a presença do mar, da brisa e do oceano”.
O passo seguinte é escolher as preferências olfativas e os ingredientes que melhor definem o nosso estilo. É possível, então, adicionar 20 gotas de outros componentes àquele núcleo inicial. O objetivo é alcançar um equilíbrio entre a essência principal do perfume (80%), as notas de base (7%), as notas de coração (7%) e as notas de topo (6%).
Todas estão devidamente elencadas na página com uma descrição pormenorizada, desde a bergamota, “uma nota cítrica, um óleo essencial, classificada entre a laranja-amarga e o limão, por isso bastante fresca e energética (…) um dos ingredientes mais utilizados na perfumaria precisamente por ser tão fresco e agradável”, à peónia, “essência fresca, leve, requintada e romântica”, cujo cheiro “é muito particular, mas facilmente confundível com o cheiro de rosas”.
Estas são apenas algumas orientações dos mestres perfumistas, uma vez que, tratando-se de um produto tão pessoal como um perfume, existem milhares de combinações e sempre muito subjetivas. A fragrância é depois remetida pelo correio e a fórmula fica registada para compras futuras. Se não confiar na sua memória olfativa, na loja online da Yntenzo encontra as diferentes alternativas da marca, além de álcool gel desinfetante, o produto mais procurado por estes dias.
Yntenzo > yntenzo.com