Sabia que ao reciclar uma t-shirt se está a poupar 2100 litros de água? A conclusão é da marca sueca H&M que, empenhada em reduzir o desperdício e poupar os recursos naturais, reforça a sua campanha de recolha de roupa nas lojas com a primeira Semana Mundial da Reciclagem. A partir desta segunda-feira, 18, os clientes são convidados a entregar as roupas e têxteis, de qualquer marca e independentemente do estado em que se encontram – desde t-shirts manchadas, meias velhas e sem par, um vestido com um buraco ou até mesmo toalhas e lençóis velhos. Por cada saco entregue – a referência são os sacos de plástico do supermercado –, o cliente recebe dois vouchers (mais um do que o habitual) no valor de 5 euros, para utilizar numa compra superior a 30 euros.
Desde que lançou a primeira campanha de recolha de roupa, em 2013, a H&M reuniu mais de 25 mil toneladas de roupa. Em 2014, a marca sueca apresentou as primeiras peças feitas com fibras têxteis recicladas e, no ano passado, surgiu a primeira linha de ganga para homem, senhora e criança que utiliza 20% de algodão reciclado a partir das peças entregues pelos clientes na loja.
No relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2015, publicado na semana passada, a H&M reforça o objetivo de usar apenas materiais amigos do ambiente na produção das suas peças (algodão reciclado, algodão orgânico e poliéster reciclado a partir de garrafas de plástico) e energias renováveis. A meta é o ano 2020.
Veja o vídeo que assinala a Semana Mundial da Reciclagem nas lojas da H&M com a cantora M.I.A.
Semana Mundial da Reciclagem > Lojas H&M > 18-24 abr, seg-sex