Ingredientes
500 g de açúcar
250 ml de água
1 pau de canela
½ vagem de baunilha
1 casca de limão
250 g de castanhas congeladas
4 gemas
1 c. chá de manteiga
Preparação
- Num tacho, colocamos água, açúcar, pau de canela e casca de limão. Levamos ao lume e deixamos ferver até atingir 110 ºC.
- Colocamos as castanhas num tacho e cobrimos com água, manteiga e vagem de baunilha. Vai ao lume até as castanhas estarem bem cozidas, mesmo quase a desfazerem-se.
- Escorremos a água e trituramos as castanhas até formar um puré. Passamos depois por um peneiro para evitar qualquer grumo.
- Adicionamos o puré de castanha e três gemas à calda de açúcar e deixamos cozinhar até formar o ponto estrada. Retiramos do lume e colocamos num recipiente.
- Tapamos com papel vegetal e pomos no frio.
- É tempo de pré-aquecer o forno a 180 ºC. Quando o creme de castanhas estiver frio, moldamos as castanhas usando as mãos. Depois de termos as castanhas moldadas pincelamos com ovo e vão ao forno cerca de 7 a 10 minutos. Nesta altura devem ter formado uma crosta ligeiramente dourada.
O novo livro de Marlene Vieira, Cozinha de Chef 2 (Casa das Letras, 160 págs., €21,90), traz-nos receitas de todas as regiões de Portugal (continente e ilhas) e de países aos quais estamos ligados pela História. Alguns exemplos: arroz de polvo, bacalhau à Braga, pescada à poveira, lulas à algarvia, empada de perdiz e cogumelos, morcela com ananás e queijo de São Jorge ou, entre outras, moamba de pintada com funge. A chefe de cozinha tem três restaurantes, em Lisboa: o gastronómico Marlene, o gastrobar Zunzum e Marlene Vieira (no Time Out Market).