É hora de almoço e tanto a esplanada como a sala estão cheias com os clientes de sempre, como D. Maria Celeste, visita de todos os dias, e os curiosos por este poiso de boa comida no bairro de Alvalade. A 2 de maio, a Casa Alberto, que aqui funcionou durante 44 anos, transformou-se no Vida de Tasca pelas mãos de Leonor Godinho, que, quando percebeu que o restaurante estava à venda, comprou-o sem hesitar. “Almoçava aqui várias vezes com amigos e diziam-me a brincar: ‘Um dia vais ficar com isto’”, conta.
Apaixonada por tascas, quis preservá-la tal como ela era, e não fazer uma coisa diferente. Mantêm-se as toalhas de papel, a louça e a cozinha do património tasqueiro português de que tanto gosta. Na decoração, a mudança é mínima, desapareceram os azulejos, as cadeiras e mesas foram pintadas, e nas paredes há agora fotografias de Luís Pavão. Para sócio, chamou Roberto Pinho, que conhecia d’O Queque, o restaurante da família de Roberto, em Paço de Arcos. “Precisava de alguém para a sala que tivesse sensibilidade para fazer este tipo de serviço muito de casa, simpático”, diz Leonor. “As tascas são um local onde as pessoas vão comer como se fosse a casa delas, são muito familiares”.
Este é o sítio onde Leonor, que também é chefe do bar Vago, mostra o gosto que tem pela cozinha tradicional portuguesa. “Faço menos peixe grelhado – a Casa Alberto era conhecida por isso –, porque gosto mais de fazer pratos de tacho. Queria muito ter bitoques, e aqui são muito bons. Temos sempre arrozes, açordas, pratos do dia sempre diferentes”, diz.
À terça, há panados com salada russa, “uma coisa mesmo de casinha”; à quinta, serve rins fritos e, aos sábados, filetes de polvo com arroz do mesmo. “O resto vou pensando. A tasca é uma cozinha sustentável, com o pão do dia anterior faz-se açorda, as aparas de legumes vão para a sopa, o peixe coze-se e faz-se um arroz. Se estiver na época, também faço sopa de beldroegas à alentejana”, conta, abrindo-nos ainda mais o apetite, sem pesar no bolso.
Percurso Leonor Godinho (sim, é filha de Sérgio Godinho) ficou em terceiro lugar no Masterchef em 2014 e iniciou o seu percurso profissional no hotel Altis Belém, com o chefe João Rodrigues, que considera “um dos melhores do País”. Chefiou o Musa da Bica e é uma das fundadoras do coletivo New Kids on the Block.
Vida de Tasca > R. Moniz Barreto, 7, Lisboa > T. 21 849 0855 > ter-sáb 12h30-15h, 19h30-22h30