Começamos pelos ingredientes que, a par da técnica, são meio caminho andado para que a pastelaria francesa de Mickael Mezdari seja tão apetitosa para a visão quanto para o paladar. Ao espreitarmos a montra, os olhos fixam-se, de imediato, no vermelho das tartes de morango, em formato pequeno e grande, e no branco das de limão merengado. “Só usamos fruta fresca e da época. Assim obtemos o máximo de sabor com menos açúcar.
O chocolate é Valhrona, e os ingredientes de proximidade e nacionais, sempre que possível”, contam os sócios franceses deste novo cantinho doce de Alvalade, Ludovic António, com raízes em Portugal, e Mickael Mezdari. “Este bairro tem vida e um ambiente um pouco parisiense e o comércio de proximidade. Queríamos um sítio pouco turístico, porque a ideia é dar a conhecer e a experimentar aos portugueses e aos vizinhos.”
Na montra da Pâtisserie Française, há ainda paris-brest, opéras e éclairs feitos com toda a dedicação por Mickael, por enquanto a trabalhar sozinho na confeção. “A arte é toda dele, é o pasteleiro, por isso demos o seu nome ao negócio”, justifica Ludovic.
A mudança de Paris para Lisboa, em fevereiro de 2022, ajudou a concretizar o sonho de os dois abrirem uma pastelaria, onde se encontram não só os clássicos mas também as sugestões da doçaria regional francesa, menos conhecidos por cá. É o caso da tarte tropézienne, também conhecida como tarte de Saint-Tropez. “É feita com massa brioche e o recheio é creme diplomata. A nossa receita leva ainda água de flor de laranjeira”, explicam.
No dia da nossa visita, também havia babka, bolo de massa brioche com chocolate e noz-pecã, tradicional do Leste Europeu, e portokalopita, bolo de laranja típico grego, receitas e ideias trazidas de viagens. Aos fins de semana, fazem croissants e pain au chocolat para acompanhar o café biológico servido na casa.
Mickael Mezdari – Pâtisserie Français > R. Marquesa de Alorna, 27 C, Lisboa > T. 93 054 6829 > ter-sáb 11h-19h