Ingredientes (1 pessoa)
2 fatias de batata-doce ao comprido (+-50 g)
Versão Doce
2 colheres de chá de manteiga de amêndoa
1 punhado de mirtilos frescos (+-30 g)
1 colher de chá de sementes de cânhamo descascadas (+-5 g)
Versão Salgada
½ abacate (+-70 g)
50 g de cogumelos shiitake
1 colher de chá de azeite
Sumo de limão q.b.
Sal e pimenta-preta a gosto
Preparação
Corte duas fatias de batata-doce na longitudinal, de forma a ficar com uma maior área de superfície.
Coloque as fatias numa tostadeira (se não for antiaderente pincele com um pouco de azeite) e deixe tostar por cerca de 4-5 minutos, até o exterior ficar ligeiramente mais seco/tostado e a batata mais maleável.
Entretanto, corte os cogumelos em fatias e cozinhe numa frigideira antiaderente em lume médio-forte com o azeite, até alourar. Tempere apenas no final.
Retire a batata, coloque num prato, e barre uma das fatias com a manteiga de amêndoa e a outra com o abacate esmagado e temperado com o sumo de limão, sal e pimenta.
Acrescente os mirtilos e as sementes de cânhamo à fatia com manteiga de amêndoa, bem como os cogumelos à do abacate, e sirva.

O livro Vegetariano nas Quatro Estações (Manuscrito, 296 págs., €18,90), da autoria da nutricionista Ana Isabel Monteiro, inclui 80 receitas de pratos saborosos e nutritivos, divididos pelas quatro estações do ano. Além disso, ainda apresenta um guia sobre o vegetarianismo a pensar em quem pretenda começar este regime alimentar. Tudo começou em 2015, quando a nutricionista criou o blogue Laranja-Lima para provar que a alimentação saudável podia ser deliciosa. Mais tarde, tornou-se vegetariana.