O pão de ló de Margaride é o anfitrião deste festival que costuma anteceder a Páscoa e que regressa, neste sábado e domingo, dias 9 e 10, à Praça Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, após dois anos de interregno devido à pandemia. Desta vez, e além da Mostra de Doces Internacionais (com participações de Angola, Argentina, Brasil, Índia, França, Polónia e Venezuela), a festa vai contar com uma dezena de outras versões e cozeduras de pão de ló, como os de Ovar, Arouca, Vizela (conhecido como bolinhol) e Vila Nova de Famalicão (com merengue por cima).
As cavacas são outro bolo típico de Felgueiras, mas o pão de ló de Margaride estará em destaque – o de fabrico mais antigo (1730) pertence à casa Leonor Rosa da Silva e ainda é feito de forma tradicional, com ovos (muitos), açúcar e farinha, e cozido em formas de barro nos fornos a lenha. Leve e fofo, continua a ser vendido dentro de uma caixa octogonal, em que estão incluídos uma folha com a história da casa e um napperon de papel – como antigamente.

XII Festival do Pão-de-Ló de Felgueiras > Pç. Dr. Machado de Matos, Felgueiras > 9-10 abr, sáb 10h-23h, dom 10h-20h > grátis > festivaldopaodelo.cm-felgueiras.pt