Após um dia dedicado a provas, os resultados do concurso Melhor Pastel de Nata 2021 foram revelados nesta segunda, 18, durante o Congresso dos Cozinheiros, que decorreu nos Nirvana Studios, em Oeiras. O primeiro lugar foi atribuído a um estreante: a Padaria da Né, na Damaia. “Há quatro anos que queríamos participar neste concurso, mas não nos sentíamos preparados, até porque a nossa especialidade é o pão. Este ano, decidimos avançar e correu bem”, diz Noémia Rainho, a proprietária desta padaria aberta há seis anos na Damaia, na Amadora, e com mais dois pontos de venda, na Reboleira e em Odivelas.
Noémia não sabe dizer quantas fornadas de pastéis são feitas e vendidas por dia. “Tudo depende, do dia e da procura. Também fazemos outros bolos de pastelaria fina, como a bola de Berlim e o pastel de feijão, mas é, sem dúvida, o pastel de nata o mais pedido e apreciado pelos nossos clientes”, continua. Sem revelar a receita do pasteleiro (e filho) Hélio Esteves, 27 anos, acredita que mais do que os ingredientes habituais, foram as muitas horas de dedicação e o amor que lhe valeram a distinção. Noémia deixa uma sugestão: apreciar o pastel de nata com um café, “a melhor companhia”.
No concurso, que elege o melhor pastel de nata da região de Lisboa, foram ainda premiadas A Pastelaria Aloma, em Lisboa (2º lugar), e a Pastelaria Pattyanne, em Castanheira do Ribatejo (3º lugar), ambas já distinguidas em edições anteriores.
“O júri não teve uma tarefa fácil. Todos os jurados confessaram-se satisfeitos pela qualidade apresentada pelos estabelecimentos participantes. Apesar de o concurso apenas premiar os três melhores classificados, todos os finalistas apresentaram pastéis de nata de excelência”, afirmou Virgílio Gomes, presidente do júri juntamente com Teresa Vivas, Domingos Soares Franco, Duarte Lebre de Freitas, Carlos Fernandes, Andreia Moutinho, Isabel Zibaia Rafael, Maria Urmal e Mário Rolando.
Lista dos 12 finalistas
Padaria da Né, Damaia (1º lugar)
Pastelaria Aloma, Lisboa (2º lugar)
Pastelaria Pattyanne, Castanheira do Ribatejo (3º lugar)
Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa
Cantinho da Nata, Queijas
Casa do Preto, Sintra
Nilo Pastelaria, Lisboa
Pastelaria Casa do Padeiro, Odivelas
Pastelaria Fim de Século, Lisboa
Pastelaria Nata Morango, Pontinha
Pastelaria Santo António, Lisboa
Pastelaria Viriato, Ramada