Ingredientes (para duas Babkas):
Forma de bolo inglês
Massa
470g farinha sem fermento
110g açúcar
10g fermento de padeiro seco
12g sal fino
240g leite gordo
1 ovo l
1 gema l
140g manteiga sem sal cortada em cubos e amolecida (não derretida)
1 gema para pincelar
Recheio
140g avelãs torradas
110g manteiga
100g chocolate negro
40g açúcar em pó
Flor de Sal qb
Calda
250g água
140g açúcar
Procedimento
Preparação: Massa
Numa batedeira equipada com o gancho, juntar os ingredientes secos e misturar. Adicionar o leite e os ovos. Bater a uma velocidade média cerca de 5 a 8 minutos até obter uma massa homogénea. Juntar a manteiga amolecida e bater muito bem até os pedaços de manteiga se dissolverem, 5 a 10 minutos (o tempo irá depender da temperatura inicial da manteiga). Continuar a bater durante 5 minutos numa velocidade alta. A massa estará algo pegajosa, isto deve-se ao alto teor de hidratação da mesma.
Pode-se, também, fazer esta massa à mão seguindo o mesmo procedimento e trabalhando a massa na bancada. É um workout de braços mas perfeitamente possível.
Untar uma taça bem funda com um pouco de óleo vegetal e colocar a massa dentro da mesma. Tapar com película aderente para evitar que a massa seque. Deixar levedar 1h/2h num local quente. Levar ao frigorífico outras 2h ou durante a noite. Dividir a massa em duas.
Recheio
Torrar as avelãs e com a ajuda de um pano, esfregá-las para retirar a pele. Triturar ou picar de forma a obter quase a textura de uma farinha. Derreter a manteiga com o chocolate, juntar as avelãs em pó, o açúcar e a flor de sal. Deixar arrefecer antes de utilizar.
Calda
Ferver a água com o açúcar até o mesmo estar dissolvido. Arrefecer.
Montagem
Numa bancada enfarinhada, tender uma das massas a uma medida aproximada de 40x30cm e colocá-la para uma folha de papel vegetal. Espalhar, numa camada fina, metade do recheio de chocolate, deixando uma margem de 1cm nas bordas da massa. Enrolar a massa do lado mais longo (40cm) com a ajuda do papel vegetal e formar, assim, um “rolo”. Levar o rolo ao congelador durante 10 min (isto ajuda a massa e o recheio a endurecer para, de seguida, obtermos um corte mais limpo). Cortar o “rolo” em duas partes na horizontal. Enrolar as duas partes de forma a parecer uma trança. Colocar na forma de bolo inglês untada com manteiga e cobrir com película aderente. Repetir com a outra metade da massa. Deixar levedar 1:30h/2h até a massa duplicar de volume. Pincelar com uma gema batida e levar ao forno pré-aquecido a 170°C durante 20/30 min ou até a babka estar douradinha. Retirar do forno e pincelar generosamente com metade da calda. Devorar ainda quentinha.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2021/03/Margarita2B-815x1080.jpg)
“Para mim, um bolo é amor em pedaços. É a magia de transformar ingredientes simples em algo incrivelmente delicioso e partilhá-lo com alguém. Por essa razão, acho que os melhores docinhos são aqueles que não têm o entrave de dispormos de utensílios. Sim, comer à mão e sujar tudo no processo. No dia em que fiz a minha primeira babka a minha vida mudou. Pois, é incrível a esse ponto. Imaginem uma massa brioche fininha que se separa em camadinhas de chocolate e cujo interior é super húmido. Por isso, sabe ainda melhor rasgá-la com as mãos e esquecer que existem facas no mundo. Não vou mentir – esta receita dá algum trabalho e o tempo aqui também é um ingrediente, uma vez que a massa desenvolve o seu sabor no processo. Mas uma coisa vos garanto, não se se irão arrepender, a não ser que seja de nunca terem feito esta delícia antes. Idealmente, sugiro distribuir esta receita em dois dias – fazer a massa à noite e no dia seguinte proceder com os restantes passos. A segunda massa pode se manter no frigorífico durante mais 2 dias. A receita pode, também, ser dividida a meio caso queiram fazer apenas uma babka. Na eventualidade extremamente improvável de haver sobras, pode servir como uma base super indulgente para rabanadas.“ Margarita Pugovka